Esportes

Carlos Burle pega onda que pode valer o 'Oscar do Surfe'

Veterano, que se aposentou recentemente, já entrou no Guinness Book, em 2002, com uma onda de 22 metros

Carlos Burle surfa onda gigante em PortugalCarlos Burle surfa onda gigante em Portugal - Foto: Reprodução/Instagram

Dias depois de se aposentar e participar da última competição de sua carreira profissional, em Portugal, o pernambucano Carlos Burle surfou uma onda gigante - no mesmo local - que pode lhe valer o título do "Oscar de ondas gigantes". O XXL Big Wave Awards, como é chamado, acontece no mês de abril e premia diversas categorias no mundo do surfe.

Leia também:
Carlos Burle despido do posto de herói
Carlos Burle participa de noite de autógrafos no Recife

Burle, hoje com 50 anos, tem três ondas indicadas - todas elas em Nazaré, no litoral português - para a categoria "Maior Onda". Duas delas foram surfadas em outubro de 2017, e a última na sexta-feira passada (16). Curiosamente, Burle foi puxado de jet-ski por Lucas Chianca, o Chumbinho, brasileiro de apenas 22 anos que venceu na semana passada a etapa de Nazaré do Mundial de Ondas Grandes e é tido como seu pupilo.

"Sensação muito boa, de uma recompensa por tudo. Na minha bateria, a competição foi cancelada, e eu não pude pegar nenhuma onda, estava muito difícil por causa das condições do vento. Mas a natureza, o destino, o universo conspira e faz com que a gente pegue uma ondulação muito grande depois do campeonato, e ele [Lucas Chianca] me presenteia com essa onda. Foi como se ele estivesse retribuindo tudo que estou fazendo. É uma energia muito boa. Estou muito feliz mesmo, me sentindo merecedor", disse Carlos Burle à reportagem.

Além de Burle, outros surfistas brasileiros também já estão indicados ao prêmio de maior onda do ano na temporada 2017/18: Everaldo Teixeira, o Pato, Rodrigo Koxa, Maya Gabeira, Yuri Soledade, Marcelo Luna, Márcio Freire e o próprio Lucas Chumbinho.

Principal nome da história do surfe brasileiro de ondas grandes, Carlos Burle já venceu o Nissan XXL na categoria Maior Onda da Temporada, em 2002, com uma onda surfada em Mavericks, na Califórnia, nos Estados Unidos, de aproximadamente 68 pés (22 metros). Na época, o tamanho da onda lhe garantiu entrar no Guinness Book com o recorde de maior onda já surfada.

Veja também

Bucks perdem em casa e Pacers empatam série nos playoffs da NBA
NBA

Bucks perdem em casa e Pacers empatam série nos playoffs da NBA

Bucks perdem em casa e Pacers empatam série nos playoffs da NBA
NBA

Bucks perdem em casa e Pacers empatam série nos playoffs da NBA

Newsletter