CAS analisará recurso da Rússia contra suspensão da IAAF

O Conselho da IAAF rejeitou readmitir a Rússia como membro de pleno direito, em julho, estendendo a suspensão até dezembro

Rússia vem reunindo inúmeros casos de doping nos últimos anosRússia vem reunindo inúmeros casos de doping nos últimos anos - Foto: Damien Meyer/AFP

A Corte Arbitral do Esporte (CAS) confirmou nesta quinta-feira (27) a abertura de um processo após receber um recurso da Federação Russa de Atletismo (RusAF) contra a decisão da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) de estender a suspensão da entidade até dezembro.

O Conselho da IAAF rejeitou readmitir a federação russa como membro de pleno direito no dia 27 de julho e estendeu sua suspensão até a próxima reunião, em dezembro deste ano.

"A RusAF pede para que a CAS anule a decisão do Conselho da IAAF e a restitua o mais rápido possível como membro de pleno direito", informou a CAS em comunicado, no qual anuncia a abertura do processo.

Agora, as partes enviarão documentação por escrito e o painel que estudará o caso, uma vez constituído, decidirá sobre a realização de uma audiência para adotar uma decisão final.

O presidente da IAAF, Sebastian Coe, elogiou em julho os "progressos realizados" pela Rússia e afirmou que a mudança "é muito confiável", mas disse que a suspensão só acabará quando a IAAF puder "confiar totalmente" nas instituições russas, motivo pelo qual exigiu que o país cumprisse três requisitos.

Leia também:
Doping: IAAF mantém sanção ao atletismo da Rússia


A Rússia deve pagar os custos das tarefas da Agência Mundial Antidoping (Wada), algo ao qual a delegação russa se comprometeu "por escrito", segundo a IAAF, e admitir que houve uma conspiração do Ministério dos Esportes russo para "orquestrar e encobrir" as práticas de doping.

Essas práticas foram reveladas em dois relatórios da Wada em 2015, ano em que começou a suspensão que segue vigente por parte da IAAF e que o COI também nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

A autoridades russas também terão que fornecer os dados das amostras relacionadas aos supostos casos de doping apontados pela Wada.

Veja também

Seleção brasileira de rugby lança websérie com equipe feminina
Rugby

Seleção brasileira de rugby lança websérie com equipe feminina

Palmeiras goleia Corinthians e acaba com série invicta do rival
Campeonato Brasileiro

Palmeiras goleia Corinthians e acaba com série invicta do rival