Casa dos rubro-negros, Ilha do Retiro completa 81 anos
Estádio do Sport Club do Recife, a Ilha do Retiro recebeu a sua primeira partida em 4 de julho de 1937, num Sport 6x5 Santa Cruz.
Entre várias conquistas e derrotas, a Ilha do Retiro completou 81 anos de existência nesta quarta-feira (04). Carregando o nome de Adelmar da Costa Carvalho, a casa do Sport Club do Recife foi palco das duas principais conquistas da história do clube: o Campeonato Brasileiro de 1987 e a Copa do Brasil 2008. Por muito pouco a estrutura não veio a ser demolida nos últimos anos, quando se chegou a negociar a construção de uma arena multiuso no lugar. Porém, com a crise financeira que se instalou no Brasil em meados de 2014, quando o projeto começava a sair do papel, os planos foram adiados e as diretorias do clube passaram a investir em reformas na estrutura do estádio.
Leia também:
Zagueiro e lateral deixam o Sport. Volante é emprestado
Sport mira evolução defensiva para o retorno do Brasileirão
Após votação, Sport elege nova pintura da Ilha do Retiro
A primeira partida sediada na Ilha do Retiro aconteceu no dia 4 de julho de 1937, quando Sport e Santa Cruz realizaram um amistoso. Num confronto recheado de gols, o Leão acabou batendo os tricolores por 6x5. Uma semana depois, no dia 11 de julho, veio o primeiro jogo oficial. Em duelo bastante disputado, os rubro-negros ficaram no 2x2 com o Tramways, pelo Campeonato Pernambucano.
Com uma grande reforma realizada em 1953, o estádio passou a levar o nome de Adelmar da Costa Carvalho, um dos rubro-negros que mais ajudou financeiramente o clube na ocasião. O maior público da Ilha do Retiro foi registado em 1998, no jogo Sport 2x0 Porto, quando os rubro-negros faturaram o tricampeonato estadual. No total, 56.875 espectadores estiveram presentes.
Em 1950, a casa dos leoninos chegou a receber um histórico jogo da Copa do Mundo, a primeira realizada no Brasil. Na ocasião, Chile e Estados Unidos duelaram no gramado rubro-negro, com os chilenos levando a melhor por 5x2. A partida contou com a presença ilustre do francês Jules Rimet, então presidente da Fifa.
Veja também

Futebol
“Grande Copa do Mundo”, diz Ventura sobre reta final do Sport na Série A
