Basquete

CBB cancela Brasileiro Adulto 2020 e já planeja edição de 2021

O torneio é a divisão de acesso ao Novo Basquete Brasil (NBB), principal liga da modalidade no País

Campeonato Brasileiro Adulto só acontecerá em 2021Campeonato Brasileiro Adulto só acontecerá em 2021 - Foto: Divulgação

Em reunião online, na segunda-feira (13), com a participação clubes inscritos no Campeonato Brasileiro Adulto 2020, a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) decidiu pelo cancelamento da edição do torneio. No mesmo encontro, conversas para o planejamento 2021 foram abertas, e o início da competição deve acontecer na segunda quinzena de fevereiro. O torneio é a divisão de acesso ao Novo Basquete Brasil (NBB).

O CBA 2020 teria início em 15 de março com a presença de 14 clubes e foi adiado desde então por conta da pandemia da Covid-19. O cancelamento leva em conta o atual momento vivido pelo Brasil, com altas taxas de transmissão do vírus e também as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e secretarias municipais e estaduais de saúde.

"Mais do que o campeonato, temos que prezar pela vida. Respeitamos atletas, treinadores, dirigentes, os torcedores, enfim, toda a comunidade do basquete. Esperamos, tivemos a sorte do campeonato não ter começado ainda quando a pandemia estourou no Brasil, e após diversas análises, conversas com o nosso departamento médico, e levando em conta o atual cenário do Brasil, decidimos pelo cancelamento. Nesse mesmo dia, já começamos a conversar com os clubes sobre a próxima edição da disputa - frisou Eli Pascoal, diretor do Campeonato Brasileiro.

A CBB já trabalha para a edição 2021 do torneio. As inscrições estarão abertas até o dia 30 de setembro, quando todas as equipes devem confirmar participação e enviar documentação. Os participantes da reunião mostraram interesse em disputar a competição no próximo ano.

A partir das confirmações, a Confederação Brasileira de Basketball irá divulgar o formato de disputa, que prevê a decisão no estilo Final Four, com uma sede fixa e campeão decidido em um fim de semana. A CBB manteve a parceria com a TVNSports para a transmissão dos jogos via streaming em seu canal.

Veja também

Resguardado, Santa Cruz não perde em jogos pelo Estadual no Arruda desde 2017
Santa Cruz

Resguardado, Santa Cruz não perde em jogos pelo Estadual no Arruda desde 2017

Budenholzer e Donovan dividem prêmio de Técnico do Ano da NBA
NBA

Budenholzer e Donovan dividem prêmio de Técnico do Ano da NBA