CBF inicia debate sobre expansão da Série D; Central e Santa Cruz estiveram presentes
Reunião aconteceu nesta terça-feira (29), no Rio de Janeiro
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reuniu, nesta terça-feira (29), representantes dos clubes para iniciar um diálogo sobre uma possível expansão da Série D ou até mesmo a criação da Série E.
Representantes do Central e Santa Cruz, além de Evandro Carvalho, presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), estiveram presentes na reunião.
Leia também
• Santa e Central com datas e horários definidos dos jogos da segunda fase da Série D; confira
• Treinador do Sergipe teme invasão coral: "Não podemos aceitar que o Santa coloque mais gente"
Samir Xaud, presidente da CBF, revelou um pouco do conteúdo da reunião e afirmou que tudo está nos passos iniciais e para a Confederação conhecer melhor as demandas dos clubes.
"Na verdade, foi uma primeira reunião de trabalho, onde o intuito era fazer um diálogo de aproximação dos clubes e federações com a CBF. Foi comentado assuntos importantes, que os clubes trouxeram algumas demandas", disse Xaud.
O presidente ainda disse que está muito cedo para adiantar qualquer mudança de formatação da competição, mas garantiu que o intuito é fazer uma competição que seja sustentável.
"Em relação à formulação de competição, ainda estamos discutindo internamente com a direção técnica da CBF, junto aos setores responsáveis. Queremos fazer um modelo autossustentável, buscando patrocínios e diálogos com players, mas o que a gente queria ter feito hoje era essa aproximação. As decisões ainda não foram tomadas e estão sendo trabalhadas internamente", disse.
Prazo
Representante dos clubes da Série D na CBF, o presidente do ASA, Rogério Siqueira, revelou que ficou acordado o prazo entre 60 a 90 dias para ser apresentado um novo estudo de formato e que a mudança será empregada já em 2026.
"Durante a reunião ficou muito claro a interesse de prezar pela sustentabilidade na Série de entrada, então fica o compromisso de no prazo entre 60 a 90 dias, trazer uma formatação para apresentação que iniciará já em 2026", revelou.

