Celtics e Cavs começam luta pelo título do Leste na NBA

Equipes iniciam a decisão da conferência Leste neste domingo. Celtics e Cavs chegam para o duelo de forma equlibrada na NBA

LeBron James, astro do Cleveland CavaliersLeBron James, astro do Cleveland Cavaliers - Foto: AFP

Neste domingo (13) começa a final da conferência Leste da NBA, com Boston Celtics x Cleveland Cavaliers. Será a segunda final seguida entre as duas franquias. Na temporada passada, o Cavs venceu com tranqüilidade, por 4-1, na série melhor de sete jogos. Contudo, os dois times mudaram bastante do ano passado pra cá.  

Ano passado, Kyrie Irving era o principal parceiro de Lebron James em Cleveland. Mas, nesta temporada ele foi trocado para o próprio Boston Celtics, por Isaiah Thomas, Jae Crowder e Ante Zizic, mais uma escolha de draft. Só que para azar celta, Kyrie teve lesão no joelho e não entrará mais em quadra nesta temporada. 

A franquia maior vencedora da liga, teve sérios problemas durante a temporada. Kyrie Irving apesar de ter rapidamente se tornado o líder da equipe em quadra, se machucou um pouco antes dos playoffs e vem fazendo muita falta. Porém, o armador não foi a única baixa do time em 2017/18. Recém contratado, o ala Gordon Hayward, que veio como status de jogador All-Star, acabou quebrando a perna com cinco minutos jogados de temporada regular. Além disso, o pivô reserva Daniel Theis, com uma lesão no menisco, só joga na próxima temporada.  
 
Mesmo com tantas lesões, o Celtics se superou durante o ano, vencendo nos playoffs o Milwaukee Bucks por 4-3 e recentemente a equipe do Philadelphia 76ers por 4x1. Destaque para o novato Jayson Tatum, de 21 anos, que vem nos playoffs com média de mais de 20 pontos por partida. Além dele, outros jovens do time como Terry Rozier, Jaylen Brown vem atuando com muita regularidade. Sem falar do pivô veterano, Al Horford. Atleta experiente que não só está jogando bem, mas serve como uma líder da equipe.  
 
Do lado da franquia de Ohio, campeã em 2016, a atual temporada também foi de altos e baixos. A equipe não adicionou apenas os três atletas da troca por Irving, mas também Dwayne Wade, que estava no Chicago Bulls, e Derrick Rose do Minnesota Timberwolves. Fazendo o que na teoria seria o time extremamente favorito para vencer a conferência.  
 
A teoria era ótima, porém, na prática não funcionou. Wade se “estranhou” com Isaiah, que cornetou Kevin Love, e por aí em diante. Resultado foi do Cavs não empolgar, e conseguir ter uma das piores defesas da liga, levando quase 120 pontos por partida.

Leia também:
Warriors já selecionaram mulher em um draft da NBA
Três jogadores brasileiros se inscrevem para o draft da NBA
Kyrie Irving vira desfalque dos Celtics nos playoffs da NBA 

 
Com tudo isso, o Cleveland ainda estava se classificando para os playoffs, só que não convencia. Na semana da “trade deadline”, na qual é um período onde não acontecem jogos, apenas negociações entre as equipes, o Cavs trocou “metade” do time.  
 
Saíram: Isaiah Thomas e Channing Frye (Los Angeles Lakers) ; Jae Crowder e Derrick Rose(Utah Jazz) e Dwayne Wade(Miami Heat). Chegaram: Jordan Clarkson e Larry Nance Jr que estavam no Los Angeles Lakers e Rodney Hood, Utah Jazz. 
 
Após todas essas mudanças, o Cavaliers voltou melhor. Lebron James como de costume, chamou a responsabilidade e colocou o time em quarto na conferência. Na primeira rodada, a equipe passou sufoco e só venceu o Indiana Pacers no jogo 7, por 4-3. Já na semifinal, com King James tendo médias absurdas superiores a 32 pontos por jogo, o Cavs “varreu” o Toronto Raptors por 4x0. Chegando mais uma vez na final do Leste.  
 
HISTÓRICO LEBRON JAMES X BOSTON CELTICS 
A história de Lebron James contra o Celtics em playoffs é extensa. São 6 confrontos até aqui, com 4 vitórias de James e 2 de Boston. Contudo, com a camisa 23 do Cleveland, são quatro confrontos, com duas vitórias para cada lado.  

Em 2008, o Celtics foi campeão da NBA, e venceu a equipe do Cleveland na semifinal da conferência por 4-3, com o jogo decisivo ficando para história, onde Paul Pierce(ex Boston) anotou 41 pontos e Lebron 45. A outra vitória da franquia de Massachusetts veio em 2010, em nova semifinal, com o placar marcando 4x2. Vale lembrar que foi na derrota do jogo 6 desta série, que encerrou a primeira passagem de James pelo Cavs

Quando retornou a Cleveland para 2014/15, Lebron já havia vencido o Celtics duas vezes nos 4 anos de Miami Heat. E logo em seguida, começou sua vingança contra Boston com a camisa do Cavs, na primeira rodada dos playoffs, vencendo fácil por 4-0  na mesma temporada. Sem contar o mais recente, como já mencionado, 4x1 na final de  conferência há um ano.  
 
Confira os números de Lebron James com a camisa do Cleveland contra Boston
2008 - 26.7 pontos ; 7.6 assistências ; 6.4 rebotes  
2010 - 26.8 pontos ; 9.3 rebotes ; 7.2 assistências  
2015 - 27 pontos ; 9 rebotes ; 6.5 assistências  
2017 - 29.6 pontos ; 6.8 assistências ; 6.4 rebotes    

Veja também

Clubes brasileiros dominam a Libertadores, mas crise pode ser uma ameaça à hegemonia
Futebol

Clubes brasileiros dominam a Libertadores, mas crise pode ser uma ameaça à hegemonia

Aberto dos Estados Unidos de golfe, na Califórnia, vai voltar a receber espectadores
Golfe

Aberto dos Estados Unidos de golfe, na Califórnia, vai voltar a receber espectadores