JOGOS OLÍMPICOS

Chegada de tufão afeta programação de provas olímpicas no Japão

Provas de remo devem ser mais afetadas

Olimpíadas de Tóquio-2020Olimpíadas de Tóquio-2020 - Foto: Kim Kyung-Hoon/Pool/AFP

Um tufão, que deve chegar a Tóquio no início da próxima semana, está afetando a organização de certas provas dos Jogos Olímpicos, especialmente as de remo, que teve de reprogramar "por precaução" as competições de segunda-feira. 

Segundo a Agência Meteorológica Japonesa, o tufão Nepartak, cujas rajadas podem chegar a 90 quilômetros por hora, esteve neste sábado a cerca de 1.800 quilômetros ao sul de Tóquio, mas se move na direção da cidade-sede dos Jogos, onde chegará antes de terça-feira. 

Os organizadores das provas de remo, marcadas para até 30 de julho, alteraram seu cronograma, acrescentando as provas marcadas para segunda-feira à programação do fim de semana, prevendo "ventos fortes e rajadas", sem falar ainda em tufão.

A Federação Internacional de Vela (World Sailing), que por enquanto mantém todas as suas regatas, que devem começar no domingo, alertou que "as provas de 26 a 28 de julho podem ser afetadas" por esse tufão, classificado na sexta-feira como de nível 8. 

"Ao contrário de um terremoto, podemos adivinhar a trajetória de um tufão, o que permite que nos preparemos com antecedência", garantiu Masa Takaya, porta-voz de Tóquio-2020, acrescentando que os Jogos Olímpicos "tomarão medidas responsáveis". 

A temporada de tufões no Japão vai aproximadamente de maio a outubro, com pico em agosto e setembro. 

No passado, essas violentas tempestades já atrapalharam os eventos esportivos no país, como aconteceu em 2019, quando o tufão Hagibis atingiu o Japão no momento em que sediava o Mundial de rugby. Matou mais de 100 pessoas e obrigou os organizadores do torneio a cancelarem três partidas da fase de grupos.

Veja também

Por fratura na fíbula do joelho esquerdo, Zé Roberto vira baixa por até seis semanas no Sport
Sport

Por fratura na fíbula do joelho esquerdo, Zé Roberto vira baixa por até seis semanas no Sport

Brasil conquista vaga olímpica no C2 500 metros da canoagem velocidade
Jogos olímpicos

Brasil conquista vaga olímpica no C2 500 metros da canoagem velocidade

Newsletter