Futebol

Chegou para ficar: regra das cinco substituições está mantida de forma permanente

Fifa e IFAB determinaram manutenção da regra, antes prevista para encerrar após o fim da Copa de 2022; Formato segue sem alterações, com três paralisações

Regra das cinco substituições está mantida permanentemente no futebolRegra das cinco substituições está mantida permanentemente no futebol - Foto: Reprodução/Fifa

Se ainda não deu tempo de se acostumar com as cinco substituições nas partidas, agora há tempo de sobra, já que a regra está mantida de forma permanente, após reunião de representantes da Fifa e da International Board (IFAB), entidade responsável pelas regras e leis do esporte. 

A regra começou a ser aplicada no segundo semetre de 2020, com o futebol retornando ao calendário após meses paralisado por conta da pandemia da Covid-19. De acordo com a regra, as cinco alterações devem ser feitas com três paralisações na partida, além do intervalo de jogo. Além das cinco durante os 90 minutos, uma substituição extra é permitida, em caso de prorrogação. 

Entre as principais ligas do mundo, apenas a Premier League, da Inglaterra, não adota a regra das cinco substituições. A liga inglesa utilizou a regra nas últimas rodadas da temporada 2019/20, mas a partir da temporada seguinte, retornou ao formato de três substituições, mesmo com protestos de treinadores e jogadores. 

Outras discussões e alterações nas regras

Na reunião que definiu a manutenção das cinco substituições no futebol, também foi discutido um ajuste no texto da regra sobre a movimentação do goleiro em cobranças de pênalti. Como resultado, foi recomendado que não haja infração para o goleiro que estiver com um pé atrás da linha do gol.

Também foram discutidos protocolos para substituições por concussão, que serão testadas por mais tempo para coleta de dados, além de uma solicitação da Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL), que pediu alteração no intervalo de jogo para 25 minutos (hoje, de 15 minutos), mas a Ifab argumentou que uma pausa maior poderia impactar na condição física dos atletas. 

Veja também

Liberty Media, dona da Fórmula 1, está próxima de comprar a MotoGP
Automobilismo

Liberty Media, dona da Fórmula 1, está próxima de comprar a MotoGP

Prodígio da natação supera leucemia e vai representar Japão na Olimpíada, anuncia federação
Superação

Prodígio da natação supera leucemia e vai representar Japão na Olimpíada, anuncia federação

Newsletter