Esportes

China sonha em sediar Copa do Mundo de 2030

"Todos os chineses amantes do futebol têm um sonho: sediar uma Copa do Mundo na China"

Neco em campanha à Prefeitura de Jaboatão dos GuararapesNeco em campanha à Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes - Foto: Divulgação

Um alto dirigente do futebol chinês expressou sua esperança de ver a China, que vê seus clubes investirem milhões de euros em contratações, sediar a Copa do Mundo de 2030. "Todos os chineses amantes do futebol têm um sonho: sediar uma Copa do Mundo na China", declarou à AFP Zhang Jian, vice-presidente da Federação Chinesa, em entrevista realizada nesta semana na Índia.

A Rússia, em 2018, e o Catar, em 2022, serão as sedes dos próximos Mundiais. O pequeno país da península árabe, porém, é membro da Confederação Asiática de Futebol (AFC). A Fifa prefere que o torneio alterne entre continentes, o que impede teoricamente que uma mesma confederação organize duas Copas do Mundo consecutivas. Desta forma, as chances da China sediar o Mundial de 2026 são praticamente nulas. "É claro que eu gostaria que pudesse ser antes, mas a Fifa tem regras e respeitamos suas decisões", completou.

Zhang é candidato ao cargo de representante da AFC no Conselho da Fifa, mas o congresso da confederação asiática, realizado na cidade indiana de Goa, foi encerrado de maneira inesperada. Seus membros protestavam contra a proibição a um dirigente do Catar de se apresentar à eleição.

O presidente chinês Xi Jinping traçou como objetivo fazer de seu país uma potência futebolística e sediar uma Copa do Mundo. Mas, a nível esportivo, a seleção chinesa está ainda distante das grandes potências do esporte. A China é atualmente a 78ª seleção do ranking Fifa.

Veja também

Dois jogadores da Premier League são presos suspeitos de estupro
Futebol

Dois jogadores da Premier League são presos suspeitos de estupro

Retrô anuncia filho de Rivaldo e atacante ex-Santa Cruz; lateral Toty está perto de oficialização
PERNAMBUCO

Retrô anuncia filho de Rivaldo e atacante ex-Santa Cruz; Toty está perto de oficialização

Newsletter