Liga dos Campeões

City voltar a vencer PSG, e vai à 1ª final de Champions

Com dois gols de Mahrez, time comandado por Guardiola bateu os parisienses por 2x0, e agora aguarda ganhador de Chelsea x Real Madrid

Jogadores do City comemoram um dos gols marcados por MahrezJogadores do City comemoram um dos gols marcados por Mahrez - Foto: Paul ELLIS / AFP

O Manchester City (ING) é o primeiro finalista da Champions League 2020/2021. Nesta terça-feira (4), a equipe inglesa venceu o Paris Saint-Germain (FRA) por 2 a 0, no Etihad Stadium, e garantiu uma vaga na decisão europeia.

Os gols que sacramentaram a classificação da equipe de Pep Guardiola foram marcados por Riyad Mahrez, que já havia anotado o segundo no triunfo por 2 a 1, de virada, no jogo de ida, na França.

A final em Istambul, no próximo dia 29 de maio, será a primeira da história do City no principal torneio de clubes do mundo. Ao contrário de seu maior rival, o United, que é tricampeão da Champions, o clube azul de Manchester tem apenas um título internacional em sua sala de troféus: a Recopa, um torneio de segundo escalão, conquistada na temporada 1969/1970.

Será também a terceira decisão de Guardiola como treinador. Nas duas anteriores, ambas com o Barcelona (ESP), o catalão se sagrou campeão -em 2009 e 2011. Ele tem ainda um título como jogador, em 1992, defendendo o Barça.

Desde que deixou o clube espanhol, o treinador nunca havia conseguido alcançar uma nova final de Champions. Com o Bayern (ALE), parou em três semifinais, e no comando do City não tinha ainda superado a fase de quartas de final até esta edição.

A vaga é um prêmio às duas atuações seguras da equipe na semifinal, mas principalmente ao desempenho defensivo do time inglês, dono de uma solidez na retaguarda que era buscada por Pep Guardiola desde sua chegada a Manchester, em 2016.

Dono da melhor defesa do torneio com apenas quatro gols sofridos, o City passou em branco mais uma vez nesta terça, na Inglaterra. Foi o sétimo confronto sem ser vazado em 12 partidas na competição.

A classificação começou a ser construída cedo no Etihad Stadium, apesar de pressão inicial do Paris Saint-Germain, que teve um pênalti marcado e depois cancelado após revisão no VAR.

Aos 11 minutos, e com o gramado coberto de neve, Ederson mandou um lançamento longo para Zinchenko, que foi à linha de fundo e cruzou para Kevin De Bruyne. O belga chegou batendo, mas a bola desviou na marcação francesa e sobrou para Mahrez, que bateu por baixo de Keylor Navas para abrir o placar.

Sem a companhia de Kylian Mbappé, que não entrou em campo por uma lesão na panturrilha direita, Neymar teve atuação apenas discreta. Substituto do francês, o argentino Mauro Icardi teve apresentação mais discreta ainda.

Neymar procurou ser o organizador das jogadas do PSG, mas sentiu a ausência de Mbappé. Nas várias tentativas de jogada individual, o brasileiro esteve bem marcado e foi desarmado pelos defensores ingleses.

Logo após sair atrás no placar, o Paris Saint-Germain acertou o travessão em cabeceio de Marquinhos, autor do gol de sua equipe na partida de ida. Foi a melhor oportunidade do time de Mauricio Pochettino no duelo.

Na etapa final o PSG não conseguiu imprimir o mesmo início forte do primeiro tempo. Na busca por gols para voltar ao duelo, Pochettino mandou a campo Moise Kean e Julian Draxler, mas logo na sequência os donos da casa chegaram ao segundo gol.

Phil Foden foi lançado em profundidade, trocou passes com De Bruyne e invadiu a área pela esquerda. O inglês cruzou rasteiro na segunda trave e encontrou Mahrez, que completou para o gol, decretando a classificação do Manchester City, aos 18 minutos.

A missão dos ingleses ficou mais fácil com a expulsão de Di María, que recebeu o vermelho após agressão fora de bola e confirmada pelo VAR.

DAZN

O DAZN, maior serviço de streaming esportivo do mundo, apresenta o melhor das competições esportivas nacionais e internacionais por uma assinatura mensal pelo custo de R$ 19,90. Para quem já é assinante, basta acessar o site ou o app da plataforma. Para quem ainda não tem conta, o serviço disponibiliza 30 dias grátis, bastando clicar neste link para se cadastrar. Você pode acompanhar os eventos pelo computador, no celular, tablet ou até no console do videogame.

Veja também

Gareca impede vacinação da seleção do Peru para não furar fila prioritária
Futebol

Gareca impede vacinação da seleção do Peru para não furar fila prioritária

Encaminhado com o Náutico, Vargas ganha elogio de Hélio
Futebol

Encaminhado com o Náutico, Vargas ganha elogio de Hélio