City x Liverpool duelam em clássico com ares de final

Equipes se enfrentam no desfecho da 21ª rodada da Premier League em aguardado confronto de líderes

Guardiola e Klopp travam embate psicológico antes de clássicoGuardiola e Klopp travam embate psicológico antes de clássico - Foto: AFP

Dois dos principais times da Inglaterra na atualidade, Manchester City e Liverpool se enfrentam nesta quinta-feira, às 17h (horário do Recife), no Etihad Stadium, em Manchester, em jogo com ares de final no desfecho da 21ª rodada da Premier League. Time a ser batido na temporada, os Reds (1º) têm a possibilidade de ampliar de sete para dez pontos a vantagem em relação aos Citizens (3º), antes apontados como principais candidatos ao título. Já para a equipe azul, uma vitória em casa significaria continuar sonhando com o bicampeonato, uma vez que a diferença para os adversários desta tarde diminuiria para quatro pontos. Mas muita água ainda há de rolar na competição, que apenas acabou de passar da metade.

Leia também:
Manchester United vence a quarta seguida após 'Era Mourinho'
Liverpool caminha para quebrar jejum de 28 anos
Guardiola é o melhor técnico do mundo pela Four Four Two

Ao mesmo tempo em que fazem cálculos para alcançar a glória, Manchester City e Liverpool travam um confronto psicológico capitaneado pelos seus comandantes. Há uma semana, Pep Guardiola, técnico dos Citizens, rasgou elogios para o rival. "O Liverpool é o melhor time da Europa ou do mundo neste momento. Está em sua melhor forma", admitiu o treinador, que, no entanto, vê a partida de hoje como uma grande chance para reduzir vantagem do rival. "Tenho a sensação de que há uma grande oportunidade para reduzirmos a diferença. As pessoas perguntam o que faremos se perdermos, mas vamos tentar ganhar o jogo, estar lá e ter uma chance de lutar pela liga". Apesar de contar com Fernandinho, o treinador ainda não sabe se poderá utilizar o belga De Bruyne, em recuperação de problemas musculares.

O técnico Jürgen Klopp, do Liverpool, tratou de empurrar a pressão para Manchester, mesmo estando invicto no Campeonato Inglês - são 17 vitórias, três empates e 54 pontos conquistados. Em dezembro, o time vermelho venceu todos os seus oito jogos, somando 23 gols a favor e apenas três contra. "É um jogo normal contra o Manchester City, muito difícil. É um dos jogos mais difíceis que você pode jogar no mundo do futebol moderno. Nós sentimos isso muitas vezes. Eles são um time muito forte com um treinador excelente. Temos que estar preparados da melhor maneira possível".

Questionado sobre os “jogos mentais” pré-clássico, o alemão admitiu que a situação também faz parte do pacote. "Eu diria que eles são o melhor time do mundo se ninguém me perguntasse? Não. Mas nós falamos sobre isso. Então parece que temos que ir lá e estamos mais propensos a ganhar o jogo do que eles - e isso não é verdade. Há algumas semanas estávamos atrás na tabela. É só conversa, não tem nada a ver com a realidade. Uma grande parte do mundo do futebol está falando sobre isso antes que aconteça, mas nós estaremos lá para fazer acontecer. Estamos num estado de espírito normal e muito entusiasmado porque é um jogo muito interessante - difícil, mas interessante. Estamos ansiosos por isso. Mas, fora isso, é uma situação normal", explica Klopp.

Veja também

Seleção brasileira de rugby lança websérie com equipe feminina
Rugby

Seleção brasileira de rugby lança websérie com equipe feminina

Palmeiras goleia Corinthians e acaba com série invicta do rival
Campeonato Brasileiro

Palmeiras goleia Corinthians e acaba com série invicta do rival