Clássico Barça-Real pode ser transferido para Madri

Devido às tensões na Catalunha, um dos principais jogos do mundo podem ter o mando invertido no Espanhol

Estádio Santiago Bernabéu, do Real MadridEstádio Santiago Bernabéu, do Real Madrid - Foto: AFP

A Liga espanhola (LaLiga) pediu à federação de futebol (RFEF) que o próximo clássico entre Real Madrid e Barcelona, marcado para 26 de outubro, seja transferido para a capital do país devido às tensões políticas na Catalunha, informaram fontes da LaLiga à AFP.

O calendário oficial do Campeonato Espanhol tem o duelo agendado para Barcelona, mas a LaLiga considera que existem "circunstâncias excepcionais" e de "força maior" para transferir a partida para Madri. De acordo com a imprensa, os partidos e associações pró-independência da Catalunha contemplam convocar uma grande manifestação para o dia 26 em Barcelona.

A LaLiga apresentou um pedido ao Comitê de Competição da federação, com base em artigos do Regulamento Geral da RFEF, que regulam a necessidade de força maior ou circunstâncias excepcionais para a suspensão e adiamento dos jogos da competição profissional que supõe alterações do calendário".

A LaLiga "considera que estamos diante de uma circunstância imprevisível e inevitável", o que justifica a mudança de local da partida. A RFEF já recebeu o pedido e comunicou os dois clubes, que terão até a próxima segunda-feira para apresentar suas ponderações. Em seguida, o Comitê de Competição tomará uma decisão.

Leia também:
Espanha faz operação contra manipulação na LaLiga
'Prefiro que Neymar não volte ao Barcelona', diz presidente da liga espanhola
Messi nega problemas no Barcelona após vitória sobre a Inter


As manifestações independentistas na Catalunha levaram a LaLiga a pedir a inversão dos mandos das duas partidas do clássico no Campeonato Espanhol. Assim, a volta, agendada para março, aconteceria em Barcelona.

Os protestos e o chamado para um greve geral na Catalunha levaram o Barcelona a adiantar em um dia, para esta quarta-feira, sua viagem para Eibar, onde Messi e companhia jogarão no sábado pelo Campeonato Espanhol.

Veja também

Novo primeiro-ministro japonês se diz "decidido" a sediar Jogos Olímpicos apesar da pandemia
Jogos Olímpicos

Novo primeiro-ministro japonês se diz "decidido" a sediar Jogos Olímpicos apesar da pandemia

STJD nega pedido do Flamengo e mantém jogo contra o Palmeiras no domingo
Futebol

STJD nega pedido do Flamengo e mantém jogo contra o Palmeiras no domingo