Esportes

Clássico das Multidões é marcado por confusões entre uniformizadas

De um helicóptero, a polícia disparou tiros para dispersar o tumulto; na teoria, organizadas foram extintas pela Justiça

Clássico das MultidõesClássico das Multidões - Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

Teoria e prática em desencontro quando o assunto é a extinção das três maiores organizadas de Pernambuco. No mês passado, o juiz Augusto Sampaio Argelim, da 5ª Vara da Fazenda Pública, decretou o fim de Fanáutico, Inferno Coral e Torcida Jovem, indicando que cada grupo deveria pagar à Justiça 10% dos honorários advocatícios do valor da causa, além de solicitar à Receita Federal o cancelamento dos CNPJs das uniformizadas. Semanas depois, a realidade segue a mesma: confusões nos arredores dos estádios antes, durante e depois das partidas. A violência em dia de jogos no estado continua e será preciso mais do que decisões no papel para vencer os baderneiros.

Após a decisão da Justiça, a PM definiu que o Clássico das Multidões do último sábado, na Ilha do Retiro, entre Sport e Santa Cruz, pela Copa do Nordeste, não teria escolta para os membros das uniformizadas. De acordo com nota da Secretaria de Defesa Social, 497 policias atuaram na segurança do evento. Foram 112 na área interna e 385 na externa, contando com o apoio de um helicóptero. O veículo, inclusive, foi usado para dispersar um dos vários tumultos entre as organizadas. Alguns torcedores relataram que a PM precisou atirar do alto para conter os vândalos.

Mesmo com o efetivo, a Região Metropolitana foi palco de cenas de selvageria. Por meio das redes sociais, várias fotos e vídeos foram divulgados. As primeiras confusões aconteceram na estação de metrô de Camaragibe, com a PM precisando ser acionada para conter os membros de uma uniformizada. Pessoas que estavam no local afirmaram ter ouvido tiros. Não houve detidos.

Nas proximidades do Centro de Convenções, em Olinda, vários membros de organizada - sem o padrão do grupo, mas utilizando uma camisa de mesma cor e estilo - andavam com barras de madeira. Cena parecida foi registrada na Avenida Boa Vista, no centro do Recife. Perto da Ilha, integrantes das duas torcidas entraram em confronto, arremessando pedras. Em um dos vídeos recebido pela Folha de Pernambuco, um homem é brutalmente espancado por uma uniformizada do Santa. Outro foi jogado no canal da Agamenon Magalhães. Em nota, a SDS informou que "o Grupamento Tático Aéreo (GTA) utilizou artefatos não-letais de efeito moral (gás lacrimogêneo) para ajudar a conter torcedores que promoviam tumulto".

As cenas de vandalismo reforçam ainda mais a tensão da sociedade para o dia 25 de março, data do próximo Clássico das Multidões. Os clubes novamente se enfrentarão, desta vez pela rodada decisiva do Campeonato Pernambucano. O jogo será às 21h30, também na Ilha do Retiro. Resta saber se a confusão do último fim de semana servirá para redobrar a atenção das autoridades responsáveis ou se, infelizmente, será uma "amostra" do que pode se repetir futuramente.

Veja também

CBF divulga datas de jogos do Sport contra Atlético-MG e Fortaleza; confira
Sport

CBF divulga datas de jogos do Sport contra Atlético-MG e Fortaleza; confira

John Textor depõe em CPI e apresenta documentos para justificar acusação de manipulação
Futebol

John Textor depõe em CPI e apresenta documentos para justificar acusação de manipulação

Newsletter