Futebol

Clubes decidem criar liga para organizar Série A; Sport é único da elite que não se posicionou

Documento será entregue para a direção da CBF em reunião nesta terça-feira (15); Leão, sem novo presidente, não assinou

Lances de Fortaleza x SportLances de Fortaleza x Sport - Foto: Bruno Oliveira/Fortaleza EC

Todos os clubes que disputam a Série A 2021, menos o Sport, assinaram um documento concordando em fundar uma liga para organizar o Campeonato Brasileiro, torneio administrado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O pedido foi repassado à direção da entidade nesta tarde, indicando o desejo de planejar o Brasileirão de 2022. A informação é do Globo Esporte. 

O Sport não assinou o documento, mas isso não significa que o clube é contra a ideia. O motivo é a saída do presidente, Milton Bivar, do cargo máximo do Executivo. O Leão ainda não definiu se fará eleições indiretas ou se reunirá os conselheiros do clube para escolher o novo mandatário. 

O que o Estatuto da CBF diz sobre Ligas:

Art. 24 – É facultado à CBF, a seu exclusivo critério e nos termos do presente Estatuto, mediante decisão de sua Assembleia Geral Administrativa, admitir a vinculação de Ligas constituídas ou organizadas por entidades de prática desportiva, para fins de integração de suas competições ao calendário anual de eventos oficiais do futebol brasileiro e para seu reconhecimento ou credenciamento na estrutura ou organização desportiva de futebol, no âmbito regional, nacional ou internacional.

§ 1º – Para vinculação à CBF e para a integração de suas competições ao calendário anual oficial do futebol brasileiro, as Ligas deverão cumprir os requisitos exigidos pela CBF.

§ 2º - As Ligas, para terem sua vinculação admitida, devem submeter seus Estatutos à prévia aprovação da CBF a quem incumbe definir a competência, direitos e deveres das Ligas, em obediência ao disposto no Estatuto da FIFA.

§ 3º - As Ligas admitidas estarão obrigadas a respeitar o calendário anual do futebol brasileiro, além de subordinarem-se aos Estatutos, normas, regulamentos e decisões da FIFA, da CONMEBOL e da CBF.

§ 4º - As Ligas eventualmente criadas sem observância deste artigo não serão reconhecidas para todos e quaisquer efeitos jurídicos e desportivos como integrantes do sistema da FIFA, da CONMEBOL, da CBF e das Federações filiadas.

Como assinar DAZN

O DAZN, maior serviço de streaming esportivo do mundo, apresenta o melhor das competições esportivas nacionais e internacionais por uma assinatura mensal pelo custo de R$ 19,90. Para quem já é assinante da basta acessar o site ou o app da plataforma. Para quem ainda não tem conta, o serviço disponibiliza 30 dias grátis, bastando clicar neste link para se cadastrar. Você pode acompanhar os eventos pelo computador, no celular, tablet ou até no console do videogame.   

Veja também

Horner manda recado para chefe da Mercedes sobre Verstappen: 'tenha foco em sua equipe'
Fórmula 1

Horner manda recado para chefe da Mercedes sobre Verstappen: 'tenha foco em sua equipe'

Olivier Giroud chega a acordo para jogar no Los Angeles FC da MLS
Futebol Internacional

Olivier Giroud chega a acordo para jogar no Los Angeles FC da MLS

Newsletter