Esportes

COB abre vagas em cursos para gestores, treinadores e atletas

Gestores, treinadores e atletas vão concorrer a 405 vagas, das 1.135 que serão oferecidas este ano

Cursos serão realizados em módulos presenciais e a distânciaCursos serão realizados em módulos presenciais e a distância - Foto: COB/Divulgação

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) abriu nesta quinta-feira, dia 25, inscrições para os cursos oferecidos pelo Instituto Olímpico Brasileiro (IOB) neste primeiro semestre de 2019. Gestores, treinadores e atletas vão concorrer a 405 vagas, das 1.135 que serão oferecidas este ano, para os cursos: Fundamentos da Administração Esportiva (FAE), Avançado de Gestão Esportiva (CAGE), Básico de Gestão para Treinadores (CBGT), Núcleo de Atletas em Transição de Carreira e Núcleo de Atletas de Alto Rendimento.

Os cursos, realizados em módulos presenciais e a distância, são totalmente gratuitos e têm chancela do Comitê Olímpico Internacional, do Comitê Olímpico do Brasil, do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) e das Confederações Brasileiras Olímpicas.

Leia também:
COB rechaça novo bloqueio de repasses da Agnelo/Piva
Governo libera verba da Agnelo/Piva para o COB
COB lança política de combate e prevenção ao assédio


“Há 10 anos o IOB vem encarando o desafio de trabalhar com Educação no mundo atual, onde o conhecimento e as pessoas são peças fundamentais para o alcance do resultado. Incentivamos aos alunos a análise e a reflexão crítica da teoria e da realidade prática, com o intuito de facilitar a elaboração e a aplicação de soluções criativas, com um olhar mais sistêmico e multidisciplinar. Por isso temos aumentando anualmente a oferta de oportunidades de capacitação”, diz Soraya Carvalho, gerente do Instituto Olímpico Brasileiro.

Este ano a grande novidade fica por conta da ampliação do acesso aos cursos e novas opções no cardápio do IOB: o Curso de Iniciação Esportiva e Valores Olímpicos, disponível para treinadores e professores de Educação Física que trabalham a iniciação esportiva com crianças de 5 a 10 anos, e o Curso de Orientação sobre o Assédio, aberto para gestores, treinadores, atletas e demais profissionais das ciências do esporte.

Para participar, o profissional, estudante ou atleta deve participar de um processo de seleção nacional. Cada curso tem seu pré-requisito.

As inscrições para o primeiro semestre vão até 12/05. As informações detalhadas, os critérios, editais e programações estão no site do COB www.cob.org.br.

Para se inscrever, o interessado deve preencher o formulário do curso. O resultado final dos aprovados pelo IOB será postado no site, pelo número de inscrição, na data prevista no edital ou informativo do curso escolhido.

Cursos do Primeiro Semestre de 2019:

PROGRAMA DE GESTORES

Curso Fundamentos da Administração Esportiva (FAE)

O participante aprende sobre o Movimento Olímpico, adquire noções básicas sobre gestão esportiva, desenvolvimento e preparação esportiva e conhece como se organiza uma missão para os Jogos Olímpicos. Durante o curso ocorrem debates e avaliações, oferecidos através do sistema de educação a distância.

• Carga horária: 70 horas.

• Formato: A distância

• Vagas: 120

Curso Avançado de Gestão Esportiva (CAGE)

Promove a análise, a discussão e a produção de conhecimento, além de propor soluções concretas para as diferentes organizações dirigentes dos esportes olímpicos no país. Gestão Estratégica, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Gestão de Marketing e Organização de Grandes Eventos Esportivos estão entre as disciplinas ministradas, divididas entre presenciais e a distância.

• Carga horária: 360 horas.

• Nível: avançado.

• Formato: Presencial e a Distância

• Vagas: 40



ACADEMIA BRASILEIRA DE TREINADORES

Curso Básico de Gestão para Treinadores (CBGT)

Além de assumir o sistema de treinamento dos atletas, o treinador também deve estar preparado para coordenar equipes multidisciplinares e lidar com os seus principais stakeholders (Federações, Clubes, Patrocinadores, Atletas, entre outros). Para tanto, este Curso tem o objetivo de desenvolver habilidades e competências, no que se refere ao planejamento, gestão de pessoas, gestão financeira, além de habilidades, tais como: negociação, gestão de conflitos, entre outras. Apresentado no formato totalmente a distância (EAD), o conteúdo se destaca em videoaulas interativas, além de conteúdo escrito.

• Carga horária: 120 horas

• Modalidades atendidas por Edição: todas

• Formato: A Distância

• Vagas: 200


PROGRAMA DE CARREIRA DO ATLETA

Núcleo de Atletas em Transição de Carreira

O núcleo de transição proporciona promoção educacional e suporte na transição de carreira, com oportunidades de estágios, programas de trainee e vivências profissionais, bolsas de estudos em diferentes áreas, e processos de coaching focados no desenvolvimento global do atleta, de modo a potencializar suas oportunidades no mundo profissional.

• Duração: 60 horas (pode variar conforme o plano de carreira de cada atleta).

• Formato: Presencial e a Distância

• Vagas: 25



Núcleo de Atletas de Alto Rendimento

Visando oferecer oportunidades de educação aos atletas, o Processo de Seleção PCA Alto Rendimento é organizado para oferecer oportunidades de bolsas de estudo para cursos de graduação e pós-graduação na Universidade Estácio de Sá.

• Duração: de 02 a 06 anos*

• Formato: Presencial e/ou a Distância*

• Vagas: 20

*a carga horária pode variar conforme o curso escolhido.

Veja também

Governo britânico autoriza venda do Chelsea para um grupo liderado pelo americano Todd Boehly
Futebol

Governo britânico autoriza venda do Chelsea para um grupo liderado pelo americano Todd Boehly

Sport anuncia saída de Rodrigão
Sport

Sport anuncia saída de Rodrigão