OLIMPÍADAS

COI recomenda suspensão de atletas russos e bielorrussos de competições internacionais

Medidas devem ser compartilhadas pelo Comitê Paralímpico Internacional e aplicadas nos Jogos Paralímpicos de Pequim deste ano

Em caso excepcionais, COI afirma que atletas e competições não devem representar os seus países em competições internacionaisEm caso excepcionais, COI afirma que atletas e competições não devem representar os seus países em competições internacionais - Foto: Divulgação

Em nova discussão sobre a quebra da trégua olímpica pela Rússia e Bielorrussia, o Comitê Olímpico Internacional recomendou nesta segunda-feira (28) a suspensão da participação de atletas russos e bielorrussos em todas as competições internacionais.

Em nota, o COI afirmou também que as federações esportivas internacionais precisam "fazer tudo em seu poder" para garantir que nenhum atleta ou equipe da Rússia e da Bielorrusia representem seus respectivos países em caso de impossibilidade da suspensão. As equipes ou atletas devem ser aceitos apenas como neutros, sem o uso de nenhum símbolo ou cor que represente o país. Em condições extremas em que a suspensão não pode ser aplicada, cabe a federação responsável tomar as decisões cabíveis.

Além das suspensões, o Comitê também retirou a Ordem Olímpica, o mais alto prêmio olímpico, do presidente da Russia Vladimir Putin, do primeiro-ministro da Federação Russa Dmitry Chernyshenko, e do chefe do Gabinete Presidencial Dmitry Kozak.

Ainda no comunicado divulgado nesta segunda através do site oficial das Olimpíadas, o Comitê reitera que nenhuma competição deve ser realizada em solo Russo ou Bielorrusso, e que se solidariza com a Ucrânia. A nota também presta agradecimentos aos atletas que utilizaram seu alcance para pedir paz, em especial, atletas russos, como o atual primeiro lugar do mundo no tênis Daniil Medvedev.

As recomendações do COI devem ser compartilhadas pelo Comitê Paralímpico Internacional durante a realização das Paralimpíadas de Pequim.

Veja também

CBF divulga datas de jogos do Sport contra Atlético-MG e Fortaleza; confira
Sport

CBF divulga datas de jogos do Sport contra Atlético-MG e Fortaleza; confira

John Textor depõe em CPI e apresenta documentos para justificar acusação de manipulação
Futebol

John Textor depõe em CPI e apresenta documentos para justificar acusação de manipulação

Newsletter