Coletivo, esboço e conceitos: Santa intensifica pré-temporada

Elenco profissional do Santa Cruz goleia Sub-20 por 7x0, em Aldeia, e dá resposta positiva após primeiros ajustes táticos do técnico Leston Júnior, que implementa sua filosofia de trabalho

Coletivo entre o elenco profissional e a garotada do Sub-20Coletivo entre o elenco profissional e a garotada do Sub-20 - Foto: Santa Cruz/divulgação

A terceira semana da pré-temporada foi iniciada na última segunda-feira com o retorno do técnico Leston Júnior, que se ausentou do Santa Cruz por dez dias para realizar um curso de qualificação obrigatório para treinadores (Licença A) na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na Granja Comary, em Teresópolis, no Rio de Janeiro.

Leia também: 

Santa inicia preparação para Copa SP e define local de treinos

Santa Cruz conta com tempo maior de pré-temporada 

Após uma bateria de treinos físicos nos primeiros 14 dias de preparação, que começou exatamente no dia 3 de dezembro, o elenco realizou primeira vez um coletivo, contra o Sub-20 do clube, e goleou a garotada por 7x0, na manhã desta sexta-feira (21), em Aldeia, antes do jogo-treino diante da AGAP/PE, no domingo (23), em Aldeia (Espaço e Lazer do Real Hospital Português), às 9h.

“Tudo tem caminhado dentro daquilo que estipulamos. Fizemos um trabalho de readaptação dos atletas em função do calendário. Depois começamos a preparação propriamente dita, mas não podemos ter excesso de carga, pois pode gerar lesões. Hoje já nos encontramos numa situação de colocar nossos conceitos em prática”, comentou o comandante, em entrevista coletiva.

Com 29 jogadores no grupo, Leston Júnior esboçou sua primeira formação. Utilizou o 4-3-3 e começou atuando com Ricardo Ernesto; Augusto Potiguar, Vitão, Danny Morais e Bruno Ré; Charles, Diego Lorenzi e Allan Dias; Elias, Augusto e Pipico. A escalação foi composta por cinco remanescentes, quatro reforços (Vitão, Bruno Ré, Diego Lorenzi, Allan Dias) e dois jovens recém-promovidos da base para o profissional (Augusto Potiguar e Elias).

A formatação reserva, colocada em campo no segundo tempo, contou com Anderson; Ítalo Henrique, João Victor, Lucas Gonçalves, Raphael Soares; Eduardo, Hericles, Luiz Felipe; Sillas Gomes, Jeremias e Neto Costa. Além dos três garotos da base (Ítalo Henrique, João Victor e Sillas Gomes), três remanescentes e cinco contratados (Anderson, Raphael Soares, Lucas Gonçalves, Luiz Felipe, Neto Costa) formaram o restante do time.

O Sub-20, comandado pelo técnico Rômulo Oliveira, foi escalado com Douglas; Warley, Glawber Matheus Vítor, Ítalo Gabriel; Jackson, Aliffi, Walisson Pequeno; Paulo Victor, Souza e Adriano Napão.

Os líderes do elenco - Ricardo Ernesto, Danny Morais e Pipico - já haviam elogiado a filosofia de trabalho e o estilo do técnico Leston Júnior, que tem se mostrado exigente, participativo e comunicativo. Com cobranças, o treinador começa a ajustar os primeiros pontos da equipe e orientar o posicionamento dos jogadores. “O futebol é responsabilidade e a cobrança faz parte do processo, da busca pela melhora. Só vamos atingir o nível ideal com uma sequência de jogos, mas a resposta tem sido positiva”, pontuou o treinador.

Mais informações

Gols: Augusto (2), Allan Dias e Elias no primeiro tempo; Raphael Soares, Jeremias e Neto Costa na etapa complementar

Veja também

Auxiliar elogia Trindade e confirma repetição de time diante do Vila Nova
Futebol

Auxiliar elogia Trindade e confirma repetição de time diante do Vila Nova

Eslováquia derrota Polônia de Lewandowski na Eurocopa
Futebol

Eslováquia derrota Polônia de Lewandowski na Eurocopa