Esportes

Colômbia e Inglaterra desafiam próprios 'fantasmas' em duelo

Confronto coloca Colômbia e Inglaterra, conhecidas por não corresponderem às expectativas, frente a frente

James Rodríguez e Harry Kane são as esperanças de Colômbia e Inglaterra, respectivamenteJames Rodríguez e Harry Kane são as esperanças de Colômbia e Inglaterra, respectivamente - Foto: AFP

Um duelo de times que sempre geram muita expectativa e quase invariavelmente não entregam o prometido opõe  Colômbia à Inglaterra nesta terça (3), pelas oitavas de final da Copa do Mundo da Rússia. Estão em campo dois técnicos ídolos de suas torcidas, mas com fantasmas distintos para enfrentar.

Acompanhe aqui os lances da partida: Site da Fifa

Neófito em Copas, o inglês Gareth Southgate, 47, carrega consigo um espectro nascido em 26 de junho de 1996. Em Wembley, ele integrava um dos melhores times ingleses desde os campeões mundiais de 1966. Ficou frente a frente com o goleiro da Alemanha. Chutou mal.

Leia também:
Destaque da Colômbia, Quintero está na mira do Real Madrid
Técnico da Inglaterra vê reconexão entre time e torcida
Colômbia bate Senegal e avança às oitavas da Copa
Polícia investiga ameaças contra meia colombiano

O erro custou a derrota nos pênaltis da semifinal da Euro-96, disputada em casa e que acabou conquistada pelos arquirrivais germânicos. Assim, comandar o que vem sendo considerada a mais promissora geração de jogadores de seu país desde então traz o peso de um desafio pessoal.

De tempos em tempos surge um time inglês com jeito de "agora vai", mas o máximo foi a semifinal de 1990. O bom desempenho, de 60% de vitórias até a Copa, foi seguido por duas vitórias - uma delas inusualmente elástica, 6x1 sobre o Panamá. Assim como nomes consagrados no seu país, como o ídolo do Manchester United, Alex Ferguson, o nome de Southgate começou a ser cantado em estádios na Rússia.

O feito não o tornou imune a questionamentos. Sua insistência em manter no banco o capitão, estrela do time e artilheiro da CopaHarry Kane, intriga até seus apoiadores.

A coisa chegou ao paroxismo no último jogo da primeira fase, quando poupou Kane e outros sete titulares. Ao lado de Southgate no gramado estará outro ídolo de torcida, José Pékerman, 68, o último dos cinco técnicos com nacionalidade argentina ainda no Mundial. O seu fantasma é outro: morrer na praia com times badalados.

Colômbia
Pékerman é veterano de duas Copas. Em 2006, levou uma embalada Argentina às quartas, quando caiu nos pênaltis diante da anfitriã Alemanha. Em 2014, repetiu a façanha com a Colômbia, equipe que treina desde 2012, derrotada pelo também dono da casa Brasil nas quartas. Foi o melhor desempenho em Copas do time, que, desde a famosa previsão feita por Pelé de que seria campeão em 1994, sempre decepcionava.

Para avançar, Pékerman precisa contar com seu principal jogador, o atacante James Rodríguez, machucado no jogo contra Senegal na semana passada. Ele deverá jogar, mas não se sabe em que condição. Apesar da aprovação, o técnico também enfrentou críticas na Copa devido ao papel de Pascual Lezcano, argentino que trabalha como seu agente e de jogadores colombianos.

Com o choque da derrota para o Japão na primeira partida, Pékerman começou a ser questionado por sua relação obscura com Lazcano - ambos não falam sobre o tema.

"Quem escala o time?", perguntou o diário El País, de Cali. As vitórias seguintes abafaram o tema, mas uma eliminação poderá ressuscitá-lo.

FICHA TÉCNICA:

Colômbia
Ospina; Arias, Mina, Davinson Sanchez, Mojica; Carlos Sanchez, Uribe, James Rodríguez (Muriel), Cuadrado, Quintero; Falcao García. T.: José Pékerman

Inglaterra
Pickford; Maguire, Stones, Walker; Trippier, Lingard, Henderson, Alli, Young; Sterling, Kane. T.: Gareth Southgate

Local: Estádio Spartak, em Moscou
Horário: 15h
Juiz: Mark Geiger (EUA)
Assistentes: Joe Fletcher (Canadá) e  Frank Anderson (EUA)
Transmissão TV: Rede Globo, SporTV e Fox Sports

Veja também

Nadia Comaneci se derrete por Rebeca e prevê emoção em disputa com Biles nos Jogos de Paris
Jogos Olímpicos de Paris

Nadia Comaneci se derrete por Rebeca e prevê emoção em disputa com Biles nos Jogos de Paris

CBF divulga datas de jogos do Sport contra Atlético-MG e Fortaleza; confira
Sport

CBF divulga datas de jogos do Sport contra Atlético-MG e Fortaleza; confira

Newsletter