Sport

Com 21% de chance de queda, Sport encara sequência que lhe deu apenas quatro pontos no 1º turno

Hernane briga pela bola com Diego, na derrota do Sport para o Flamengo no primeiro turnoHernane briga pela bola com Diego, na derrota do Sport para o Flamengo no primeiro turno - Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

Reta final de Série A e os torcedores do Sport seguem fazendo contas para tentar adivinhar o desfecho que a competição reserva para o clube. Faltando seis jogos para o término do campeonato, o Leão tem 21% de chances de queda, segundo os sites estatísticos Infobola e de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Passada a boa apresentação diante do Bahia, a expectativa dos rubro-negros é que o time do coração siga diminuindo a porcentagem para evitar o rebaixamento à Segundona. 

Atualmente o Sport soma 35 pontos e ocupa a 14ª colocação. A pontuação é a mesma de Vasco e Fortaleza. Todos estão com três pontos de vantagem sobre o Bahia, equipe que abre a zona de rebaixamento, mas que ainda tem uma partida a menos - assim como o Cruzmaltino. Apesar de estar atrás do Leão na tabela pelos critérios de desempate, o clube carioca tem 18,9% de risco de queda, segundo a UFMG, e 21% de acordo com o Infobola. Já as chances do Tricolor da Boa Terra cair de divisão ficam entre 44,5% e 42%, respectivamente. O Fortaleza tem 30% em ambos os sites. 

Se para Thiago Neves o Leão tem que remar em busca de uma vaga na Sul-americana, a tabela mostra que o objetivo não será fácil. Dos seis jogos restantes, apenas um é contra adversário que briga na parte inferior da tabela. Na 34ª rodada, o Leão visita o Botafogo, atual último colocado e que soma 99% de chances de queda. As outras partidas são contra Flamengo, Bragantino e Atlético/MG (na Ilha) e Internacional e Athletico/PR (fora). Enquanto o time paulista e o Furacão brigam por vaga na Sul-americana, os demais lutam pelo título.

Neste mesmo recorte de encontros no primeiro turno, foram apenas quatro pontos somados pelos pernambucanos, de 18 possíveis. Desempenho que precisa melhorar para decretar a permanência na Série A. À época, o Rubro-negro perdeu para Flamengo, Botafogo, Inter e Bragantino, empatou com o Atlético/MG e venceu o Athletico. 

Veja também

Craque e revelação, Claudinho protagoniza premiação do Brasileiro
Série A

Craque e revelação, Claudinho protagoniza premiação do Brasileiro

Náutico recebe Central, nos Aflitos, na abertura do Pernambucano 2021
Futebol

Náutico recebe Central, nos Aflitos, na abertura do Pernambucano 2021