Com ajuda do VAR, Suécia bate Coreia do Sul por 1x0

Penalidade assinalada com auxílio do árbitro de vídeo foi convertida pelo zagueiro Granqvist, nesta segunda (18)

Pênalti da Suécia foi convertido pelo zagueiro GranqvistPênalti da Suécia foi convertido pelo zagueiro Granqvist - Foto: Johannes Eisele/AFP

A Suécia contou com o auxílio do VAR (árbitro de vídeo, na sigla em inglês) para vencer a Coreia do Sul por 1x0, nesta segunda-feira (18), em Nijni Novgorod, na estreia de ambas seleções na Copa do Mundo na Rússia. Com ajuda da tecnologia, o árbitro salvadorenho Joel Aguilar confirmou um pênalti, devidamente convertido em gol pelo zagueiro Granqvist.

Leia também:
México surpreende e derrota atual campeã Alemanha

Em um início de jogo sonolento, os sul-coreanos tentaram incomodar a defesa da Suécia, mas sem muita força. Os suecos conseguiram criar boas chances no fim da primeira etapa, mas esbarraram na atuação segura do goleiro Jo Hyeon-woo.

O VAR (video assistant referee) entrou em campo no segundo tempo, quando o árbitro salvadorenho Joel Aguilar tirou a dúvida após uma jogada em que Claesson foi derrubado dentro da área por Kim Min-Woo. Depois de conferir as imagens, o pênalti foi marcado e o capitão sueco Granqvist fez o único gol da partida no estádio de Nizhni Novgorod.

A seleção sueca larga na frente com o México na disputa pelas duas vagas do Grupo F às oitavas de final da competição. Consequentemente, pressiona a Alemanha. Os atuais campeões do mundo, que perderam por 1x0 para os mexicanos no domingo (17), encaram a Suécia com uma necessidade ainda maior de vitória. Uma derrota pode até eliminar precocemente Özil, Müller e companhia do torneio.

A Suécia encara os alemães no próximo sábado (23), às 15h (de Brasília), em Sochi, com a possibilidade de assegurar a vaga antecipada às oitavas de final, em caso de vitória. Para este quadro se confirmar, basta o surpreendente México, no mesmo dia, a partir das 12h, derrotar a Coreia do Sul em Rostov-on-Don.

Ficha do jogo

SUÉCIA 1
Olsen; Augustinsson, Granqvist, Jansson e Lustig; Claesson, Larsson (Svensson), Ekdal (Hiljemark) e Forsberg; Berg e Toivonen (Thelin). T.: Janne Andersson

COREIA DO SUL 0
Jo Hyeon-Woo; Lee Yong, Jang Hyun-Soo, Kim Young-Gwon e Park Joo-Ho (Kim Min-Woo); Lee Jae-Sung, Ki Sung-Yueng e Koo Ja-Cheol (Lee Seung-Woo); Hwang Hee-Chan, Kim Shin-Wook (Jung Woo-Young) e Son Heung-Min. T.: Shin Tae-Yong.

Local: Estádio Nijni Novgorod, em Nijni Novgorod (RUS)
Juiz: Joel Aguilar (ESA)
Cartões Amarelos: Claesson (SUE); Kim Shin-Wook, Hwang Hee-Chan (COR)
Gols: Granqvist (SUE), aos 20' do 2ºT

 

Veja também

Ingressos da Olimpíada viram dilema para familiares de atleta e grupo de fãs
Olimpíada

Ingressos da Olimpíada viram dilema para familiares de atleta e grupo de fãs

Marta responde Bolsonaro após fala do presidente sobre futebol feminino
Polêmica

Marta responde fala de Bolsonaro sobre futebol feminino