Com árbitro de vídeo, Sport e Salgueiro se enfrentam neste domingo, na Ilha

Jogo terá apoio de árbitro de vídeo para lances polêmicos. Primeiro jogo da decisão acontece às 16h

Árbitro de vídeoÁrbitro de vídeo - Foto: Divulgação

Na selva pernambucana, quem é o rei: o Leão ou o Carcará? Em final inédita na história do Estadual, Sport e Salgueiro entram em campo neste domingo (7), às 16h, na Ilha do Retiro, no primeiro jogo da decisão. Por obras das mentes brilhantes que fazem o nosso futebol e do estrangulado calendário leonino, o segundo e decisivo duelo acontecerá quase um mês e meio depois, no dia 18 de junho, no Cornélio de Barros.

Essa é a segunda vez que um clube interiorano chega à final da competição, com o próprio Salgueiro tendo sido o primeiro, quando perdeu o título para o Santa Cruz, em 2015. Mas, não é somente a presença dos sertanejos que deixará este encontro a ser lembrado para sempre. Pela primeira vez na América Latina, a Fifa autorizou que uma partida de futebol utilize o chamado “árbitro de vídeo”, que poderá interferir em lances polêmicos na partida em quatro ocasiões: dúvidas em lances de gol, penalidade máxima, cartões vermelhos e erros na identificação dos atletas punidos.

No auge da sua maratona de jogos na temporada, o Sport tenta administrar as quatro competições que vem disputando simultaneamente, com chance de acumular cinco disputas assim que o Brasileirão da Série A começar. Para este confronto diante do Carcará, o treinador Ney Franco não contará com duas peças importantes, que inclusive deixaram ainda no primeiro tempo o jogo contra o Santa Cruz, na última quarta-feira.

O caso mais grave é o de Diego Souza. Apesar de ser leve, o edema muscular na coxa direita deixa o atleta como dúvida até mesmo para os duelos contra o Danúbio, na próxima quinta-feira, e para a estreia na Série A, contra a Ponte Preta, no dia 14. O escolhido para ocupar o lado direito ofensivo deve ser Everton Felipe, que marcou um gol diante dos tricolores e chega com moral para esta partida.

O segundo desfalque é o zagueiro Ronaldo Alves. Apesar de recuperado de uma lesão na coxa direita, o atleta ainda precisa readquirir a confiança nos movimentos. Por isso, o Departamento Médico decidiu poupá-lo, mas fazendo questão de ressaltar que não houve uma nova contusão.

Dono da melhor campanha no Hexagonal do Título, terminando cinco pontos à frente do segundo colocado, o Salgueiro perdeu apenas dois jogos no Estadual, ambos para o Santa Cruz. Por isso, o técnico Ney Franco faz questão de exaltar o respeito ao adversário. “É um time que não fez a melhor campanha por acaso. É um trabalho que vem sendo feito há algum tempo e merece todo nosso respeito. Saímos fortalecidos pela classificação na Copa do Nordeste, mas agora é outra história e temos todo o cuidado com o excelente time do Salgueiro”, comentou o comandante rubro-negro.

Salgueiro
Com foco total no Pernambucano, último teste antes do começo da Série C, o Carcará vem ao Recife praticamente com força máxima. Os desfalques são o zagueiro Rogério, o volante Levi e o meia-atacante Dadá, que já estavam fora anteriormente.

A grande queixa dos sertanejos é quanto ao espaçamento entre os dois jogos da final. Segundo o treinador Evandro Guimarães, a decisão prejudica bastante o clube, que ficará apenas treinando durante o período.

Veja também

Santa prolonga contrato de trio para jogo contra o Itabaiana
Futebol

Santa prolonga contrato de trio para jogo contra o Itabaiana

Barça vence Rayo Vallecano de virada e vai às quartas da Copa do Rei
Futebol

Barça vence Rayo Vallecano de virada e vai às quartas da Copa do Rei