Com bicampeão mundial, evento atrai dezenas de caratecas

Treino de Campo serve como preparação para atletas que disputarão etapa do Campeonato Brasileiro de Karatê

Douglas Brose é uma das principais atrações do eventoDouglas Brose é uma das principais atrações do evento - Foto: Paullo Allmeida

O Parque e Centro Esportivo Santos Dumont recebe entre quarta e esta quinta-feira (23) o Arawaza Training Camp, evento que precede a terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Karatê. À frente da programação preparatória, o bicampeão mundial da modalidade, Douglas Brose, é uma das principais atrações. Com mais de 200 atletas participantes e 24 estados envolvidos, o Arawaza Training Camp segue com inscrições abertas até as 13h desta quinta-feira e tem como principal função a troca de informações entre praticantes e senseis, além de treinos com foco na competição nacional, que acontece entre sexta-feira e sábado.

Pela primeira vez no Nordeste, o Arawaza Training Camp trouxe a maior referência do karatê nacional, o bicampeão mundial Douglas Brose. Feliz com o envolvimento de vários atletas, ele destacou a importância do intercâmbio fora do ambiente competitivo. “A ideia é trazer instrutores e reunir atletas de todo o Brasil”, explica. “Geralmente, a gente tem esse contato com os atletas só no dia da competição, e aí estão ali um contra o outro. Já esse treinamento é uma confraternização. Não interessa o seu estado, não interessa se você é do clube A ou B, se vão ser adversários daqui a três dias”, completou Brose.

Sobre a sua longa carreira no karatê, Douglas Brose conta que as suas grandes inspirações vieram através de filmes de luta, onde se encontrou na modalidade mesmo tento praticado várias outras quando ainda era criança. “Fiz praticamente todos os esportes possíveis, mas foi no karatê que eu realmente me apaixonei. A filosofia do karatê me conquistou, e como eu já adorava filmes de luta, então, foi um prato cheio para começar a me dedicar”, disse. “Comecei a levar a sério como um sonho de qualquer atleta. Meu sonho era ser campeão mundial ou olímpico, e agora com a oportunidade da modalidade nos Jogos Olímpicos, estou brigando para estar lá representando o Brasil”, relembrou Douglas.

Com o karatê incluído no programa dos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio, no Japão, Douglas Brose revelou que o fato interferiu diretamente no interesse de novos praticantes da modalidade por todo o Brasil. “Essa presença do karatê nos Jogos Olímpicos em 2020, em Tóquio, fez com que muitos outros caratecas que já tinham parado, voltassem a treinar. Sem contar os atletas que viram a modalidade pela primeira vez, agora como um esporte olímpico, começaram a sua prática dentro da modalidade” revelou.

Novos valores

Natural de Surubim, Alyson Thiago, carateca de 21 anos, é um dos principais nomes do cenário pernambucano na modalidade. Atleta da categoria sênior, o pernambucano destacou a importância de uma etapa da competição nacional aqui no Recife. “Sinto-me lisonjeado em estar participando desse evento e também por fazer parte da seleção brasileira olímpica, onde me encontro como 4º colocado no ranking. Esse ano estou participando de etapas, tanto nacionais como internacionais”, comemorou o atleta que também integra a seleção brasileira de karatê.

Outra atleta com grande relevância no karatê nacional, a carioca Isabela dos Santos, que também participa do treino de campo realizado no Santos Dumont, afirmou que utiliza o evento para se preparar para a disputa de uma das vagas nas Olimpíadas, em 2020. “Já tive oportunidade de participar na Europa, na Ásia, e eu dou muito valor ao Training Camp aqui no Brasil por saber que temos os melhores atletas do mundo, com chances olímpicas de estarem em Tóquio”, comentou a carateca, número 1 no ranking nacional, na categoria sênior, e que também briga por vaga nos Jogos.

Leia também:
Milton é apresentado no Santa Cruz: 'Sou um treinador de projeto'
Dal Pozzo pode repetir escalação diante do Confiança

Veja também

Brasil sofre primeira derrota, mas avança no Mundial de Handebol
Handebol

Brasil sofre primeira derrota, mas avança no Mundial

Juíza acata pedido e Jonatan Gómez tem vínculo encerrado com o Sport
Sport

Juíza acata pedido e Jonatan Gómez tem vínculo encerrado com o Sport