Com dois jogadores a mais, Barcelona perde na Copa do Rei

Time estava irreconhecível e a zaga parecia desorganizada, principalmente pelo lado esquerdo

Hospital das Clínicas da UFPEHospital das Clínicas da UFPE - Foto: Arthur de Souza

Em partida repleta de polêmicas, o Barcelona perdeu por 2 a 1 para o Athletic Bilbao, nesta quinta-feira (5) e tem que vencer o segundo jogo para avançar na Copa do Rei.

Neymar foi responsável por duas expulsões do time adversário, mas a vantagem numérica não foi suficiente para o Barça reverter o resultado. Desde 2001 a equipe não perdia para um adversário com 9 jogadores em campo.

A partida era um teste para ver se o estado físico dos astros culés estava bem. Messi, Suárez e Neymar, que viajaram aos seus respectivos países para desfrutar da folga de fim de ano, foram elogiados por Luis Enrique. O técnico garantiu que o trio "MSN" está em melhores condições do que antes da pausa.

A expectativa no tridente era grande, mas impulsionado pela torcida, o time da casa começou melhor, pressionando o Barcelona na saída de bola. A marcação no campo de ataque dificultava a troca de passes do time catalão, que apelava para chutões e perdia a posse da bola, algo incomum para a filosofia do Barça.

A tática do Athletic deu certo. Aos 26 minutos Iniesta, pressionado pela blitz adversária, errou um passe no meio de campo, o que abriu caminho para o primeiro gol da partida. Aduriz assumiu o controle da bola e abriu a jogada na direita para Raúl Garcia, que devolveu para o atacante um cruzamento perfeito. Aduriz só teve que testar para balançar as redes.

O Barça estava irreconhecível e a zaga culé parecia desorganizada, principalmente pelo lado esquerdo. O Athletic percebeu as falhas e insistiu em jogadas por essa parte do campo. Dois minutos depois do primeiro gol, os catalães erraram outra saída de bola e o time local aproveitou.

Os anfitriões recuperaram a bola depois de pressionar a cobrança de lateral. Iturraspe tocou para Aduriz, que ajeitou de calcanhar para Iñaki Willians fuzilar com o pé direito. 2 a 0 para os donos da casa.

O clima esquentou na partida depois que Aduriz deu um soco em Umtiti em uma cobrança de escanteio. O zagueiro deu um breve susto na comissão técnica, mas logo retornou à partida e, depois de uma discussão com o agressor, levou um amarelo. Aduriz também foi penalizado.

Pouco antes do final da primeira etapa, Neymar recebeu um passe de Iniesta dentro da área, limpou o zagueiro e foi derrubado. O juiz não marcou o pênalti e o jogo ficou mais tenso.

Expulsões e pressão

Depois do descanso, o ataque blaugrano pareceu mostrar sinais de recuperação. Aos sete minutos do segundo, Neymar entrou em diagonal e sofreu uma falta de Raúl Garcia na entrada da área. Messi pegou a bola, ajeitou com carinho e bateu para marcar. A bola ainda bateu na trave e quicou próxima a linha, o que gerou reclamações do goleiro Iraioz. Mas a arbitragem acertou e validou a cobrança.

Aos 19 minutos do segundo tempo, Neymar viu o goleirão adiantado e tentou um chute de fora da área. A bola quase venceu Iraizol, que teve que se esticar para mandar a bola para escanteio.

A partida seguiu com muitas faltas e cartões, nove no total. Aos 29 minutos, Raúl García fez mais uma falta em Neymar, levou o segundo cartão amarelo e foi embora mais cedo.

O Athletic já sofria pressão e com um a menos quase veio o empate. Aos 34 minutos, Messi recebeu na pequena área, limpou o zagueiro e quando já pensava em sair para a comemoração um marcador atento conseguiu desarmar o argentino.

Na busca pelo gol, Neymar continuou atazanando a zaga basca pelo lado esquerdo e, aos 35, o brasileiro partiu em disparada pela ponta. Iturraspe chegou atrasado, levou o segundo amarelo e foi encontrar com Raúl García no vestiário.

Com dois jogadores a menos, o Barça começou a encaixar as jogadas que não aconteceram no primeiro tempo. Em sua melhor tentativa, Suárez arriscou um gol de cobertura mas Iraizol estava atento e ficou com a bola.

O time da casa se fechou atrás e a pressão culé foi imensa até os acréscimos. Aos 48 minutos, Messi encheu o pé direito e mandou a bola na trave depois de uma confusão dentro da área.

O jogo de volta está marcado para a quarta-feira, 11 de janeiro, desta vez no Camp Nou.

Resultados e programação das oitavas de final da Copa do Rei:

Terça-feira:

Valencia - Celta de Vigo 1 - 4

Osasuna - Eibar 0 - 3

La Coruña - Alavés 2 - 2

Las Palmas - Atlético de Madri 0 - 2

Quarta-feira:

Real Sociedad - Villarreal 3 - 1

Alcorcon (D2) - Cordoba (D2) 0 - 0

Real Madrid - Sevilla 3 - 0

Quinta-feira:

Athletic Bilbao - Barcelona 1 - 2

Veja também

Alexandre Gallo será o novo técnico do Santa Cruz
Santa Cruz

Alexandre Gallo será o novo técnico do Santa Cruz

Após eliminação, Roberto de Jesus afirma que optou por 'time mais avançado' e explica alterações
Santa Cruz

Após eliminação, Roberto de Jesus afirma que optou por 'time mais avançado' e explica alterações