Santa Cruz

Com gol sofrido no final do segundo tempo, Santa Cruz é eliminado da Série D

Santa Cruz é derrotado pelo Tocantinópolis e está eliminado da Série DSanta Cruz é derrotado pelo Tocantinópolis e está eliminado da Série D - Foto: Tiago Pavão/FPF-PE

A bola pune. Após perder inúmeras chances de gol, o Santa Cruz cumpriu à risca um famoso ditado do futebol: “quem não faz, leva”. Com gol sofrido no fim do segundo tempo, o Tricolor perdeu por 1 a 0, no Estádio Ribeirão, e foi eliminado da Série D pelo Tocantinópolis neste domingo (14). O gol de cabeça marcado por Chico Bala classificou o Verdão do Tocantins, que avança para a próxima e decisiva fase da quarta divisão nacional, ficando a dois jogos do acesso, enquanto a Cobra Coral se concentra para a disputa da seletiva da Copa do Nordeste. Os Corais voltam a jogar a Série D em 2023, graças à vaga conquistada através do Campeonato Pernambucano deste ano.

Primeiro tempo

Diferente do que se espera de um time que está jogando longe dos seus domínios, o Santa Cruz tentou surpreender o Tocantinópolis nos 45 minutos iniciais. Apesar de estar buscando o gol, faltou capricho nas 11 finalizações realizadas pela equipe Tricolor, que viu o goleiro adversário fazer grandes defesas.

Mas Klever também não ficou para trás, já que, do outro lado, os donos da casa também queriam ficar à frente no placar, o que deixou a partida tecnicamente equilibrada.

Com faltas e chances sendo criadas por ambos os lados, a principal jogada foi do time do Norte. Alan Maia deu um susto na equipe pernambucana quando cabeceou na trave. No rebote, Alan, novamente, tentou surpreender Klever, mandando por cobertura, mas o goleiro Coral evitou o que seria o primeiro gol do Verdão. 

Nos acréscimos, ainda teve espaço para duas expulsões. Um desentendimento entre os zagueiros Betão, do Tocantinópolis, e Alemão, do Santa Cruz, rendeu dois cartões vermelhos, um para cada.

Segundo tempo

As expulsões no fim do primeiro tempo foram determinantes para a tônica de todo o segundo tempo, que foi igualmente equilibrado, mas bem menos tenso. Pelo lado tricolor, a saída de Raphael Macena, ainda no intervalo, fez a equipe de Marcelo Martelotte perder a referência no ataque. Tentando corrigir, o técnico Coral sacou Chiquinho e colocou Rafael Furtado na tentativa de aproveitar melhor as bolas que chegavam na área de ataque.

Mas o elenco comandado por Jairo Nascimento também voltou com uma estratégia diferente. Abdicando de atacar, passou a intensificar a marcação dentro da sua própria área, limitando-se aos contra-ataques e explorando faltas mais próximas à meta de Klever.

E foi desse modo, quando o jogo já se encaminhava para os pênaltis, que em uma falta perigosa cometida por João Erick, o Verdão do Norte foi fatal. Chico Bala, aproveitou a cobrança de Marcinho e fez o gol que classificou o Tocantinópolis. 

Com o resultado, o Santa Cruz se despediu da Série D, competição que volta a disputar em 2023, graças à vaga garantida no Pernambucano deste ano. Ainda este ano, o Tricolor tem pela frente a seletiva da Copa do Nordeste.

Ficha técnica

Tocantinópolis 1
Jefferson; Marcinho, Wanderson, Betão e Chico Bala; Alan Maia (Dedé) e Tiago Bagagem (Bidely); Gustavo Gomes; Hiltinho (Debu), Everson Bilal (Da Silva) e Jheimy (Bambelo). Técnico: Jairo Nascimento
 
Santa Cruz 0
Klever; Anderson Feijão, Alemão, Luan Bueno e Ítalo Silva (Dudu Mandai); Arthur, João Erick (Matheuzinho), Chiquinho (Rafael Furtado) e Anderson Ceará; Hugo Cabral e Raphael Macena (Doni). Técnico: Marcelo Martelotte

Local: Estádio Ribeirão, em Tocantinópolis-TO
Horário: 16h
Árbitro: Rafael Traci (SC); e auxiliares: Henrique Ribeiro e Bruno Muller (Ambos de SC)
Gol: Chico Bala, aos 41’2T
Cartões amarelos: Everson Bilal e Gustavo Gomes (Tocantinópolis); e Jefferson Feijão (Santa Cruz)
Cartões vermelhos: Betão (Tocantinópolis); e Alemão (Santa Cruz)

Veja também

Ex-goleiro Jefferson vira treinador da própria filha em clube nos Estados Unidos
ESPORTES

Ex-goleiro Jefferson vira treinador da própria filha em clube nos Estados Unidos

Entenda o julgamento de Robinho no STJ por estupro e os próximos passos
Brasil

Entenda o julgamento de Robinho no STJ por estupro e os próximos passos