Com parcerias, elenco do Santa Cruz realiza exames e testes

Atletas foram divididos em grupos e passaram por uma bateria de procedimentos cardiológicos e fisiológicos

Fisiologista do Santa Cruz, Marcos Galgaro acompanhou os jogadoresFisiologista do Santa Cruz, Marcos Galgaro acompanhou os jogadores - Foto: Santa Cruz/Divulgação

Na segunda semana da pré-temporada, os jogadores do elenco do Santa Cruz passaram por uma bateria de exames cardiológicos e testes isocinéticos em parceria com a MCor, responsável pela parte cardiológica, e a UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), onde aconteceu a avaliação fisiológica, no LACAF (Laboratório de Cinesiologia e Avaliação Funcional, na última terça-feira. 

Leia também: 

Santa se apresenta no Arruda com 19 atletas e trabalho físico 

Ex-zagueiro e acesso com Leston: Bruno Ré se apresenta no Santa 

Os atletas foram divididos em grupos e seguiram até o campus da UFPE, na Região Metropolitana do Recife, para análise isocinética dos membros inferiores e também o Jump Test. Recém-contratado, o novo fisiologista do Santa, Marcos Galgaro, explicou sobre o procedimento.

“O teste é utilizado cada vez mais para atletas de alto rendimento como ferramenta preventiva. No futebol, ele auxilia muito no período de pré-temporada. Também é usado na chegada de novos atletas ao clube, visando minimizar a chance de lesões. Assim, o resultado ao final do teste apontará possíveis desequilíbrios entre os grupos musculares da parte anterior em relação a parte posterior da perna e a comparação entre os grupos musculares da perna direita e perna esquerda”, declarou em entrevista.

O fisiologista Marcos Galgaro supervisionou os exames ao lado do fisioterapeuta Bartolomeu Barros. Os resultados devem ser enviados ao Santa Cruz até a próxima semana e, a partir daí, o departamento físico do clube vai programar atividades específicas para cada jogador do elenco com objetivo de diminuir o desequilíbrio e, principalmente, evitar futuras lesões.

Veja também

Integrante de Organizada é preso por tráfico; 30 respondem por desrespeitar regras na pandemia
Prisão

Integrante de Organizada é preso por tráfico; 30 respondem por desrespeitar regras na pandemia

Mesmo com derrota, Bolívar enxerga poder de reação no Santa
Futebol

Mesmo com derrota, Bolívar enxerga poder de reação no Santa