Sport

Com série de ações, Sport anuncia cláusulas contra preconceito para 2022

Nesta quarta-feira (24), uma ação será feita também com jogadores e funcionários do clube

Gil do Vigor em sua visita à Ilha do RetiroGil do Vigor em sua visita à Ilha do Retiro - Foto: Anderson Stevens/Sport Club do Recife

O caso recente de homofobia contra o ex-BBB Gil do Vigor fez o Sport se mexer com sua diretoria de Diversidade e Inclusão. Após a não punição ao conselheiro e advogado Flávio Koury, por parte do Conselho Deliberativo, o clube, através da vice-presidente da pasta, Roberta Negrini, anunciou uma série de ações sobre o tema. 

“A vice-presidência de Inclusão e Diversidade foi uma cadeira estruturada bem antes disso acontecer. Ela não é uma resposta ao episódio, mas uma crença do Executivo de que é uma pauta importante, em um clube histórico e machista. Mas não é só o Sport, a maioria do Brasil e do mundo são”, enfatizou Roberta. 

Entre as novidades, espaço para acolhimento, painel para manifesto, artes voltadas para diversidade e nova categoria de sócio e contratos antirracistas e anti-homofobia são destaques. 

Confira os temas abordados na coletiva:


Cláusulas antirracistas e anti-homofobia para 2022

"Todos os contratos de colaboradores e atletas em 2022 tem cláusulas antirracistas e antihomofobia. No nosso caso iremos além da questão do racismo e também da homofobia. Não admitimos que isso ocorra nos nossos ambientes."

Novo plano de sócio e novas roupas 

"Vamos criar uma nova categoria de sócio, chamada ‘Sport Livre’, para aquelas pessoas que não se sentem representadas nas categorias de sócio que o Sport tem. Essa categoria vai propiciar um espaço adequado para o Sport recebê-los. Esse espaço, a partir do momento que a pessoa se associa, assina um termo que respeita integralmente as pessoas ao lado." 

"Teremos uma parceria com a Cazá do Sport, de roupas específicas, que traz leveza e alegria para as peças. Queremos que as pessoas sejam livres, possam ir com uma roupa especial, fantasiadas. Uma corrida em prol da diversidade. E toda a renda será para iniciativas da categoria Sport Livre. Queremos nos engajar e ter receita para manter a categoria ativa."

Artes

"Teremos dois muros que terão arte em pouco tempo. Quinze artistas que irão de forma expressiva colocar a visão de futebol, arte, sempre com temas positivos. E a ideia é que seja uma arte a céu aberto, queremos convidar artistas locais, haverá um dia específico, super interativo. E teremos outro muro, da parte dentro, próximo ao avião, na sede, e a ideia é que seja um muro dedicado à diversidade. Contaremos um pouco quais serão essas vozes, temos alguns artistas confirmados e a ideia também é convidar artistas que não seja tão conhecidos da mídia." 

Ação com jogadores e funcionários nesta quarta

“Uma capacitação anti LGBTfobia para nossos colaboradores, diretoria e atletas. É um tema novo, nem tudo é preconceito, mas às vezes falta informação, como se comportar. Então essa capacitação é um presente do Centro Estadual de Homofobia, do Governo. Queremos que isso vire uma cultura, que olhemos isso de forma responsável."

Painel de manifesto racista

"Instalamos um painel na entrada do clube, um manifesto, que é a representatividade que acreditamos e queremos lutar para que aconteça. É um marco para a gente, diria que expõe a vontade que temos de fazer um futebol diferente. Teremos também uma camisa comemorativa do manifesto para quem acredita nesse sonho de fazer um futebol mais plural."

Espaço para acolhimento

"Outra iniciativa mais do que necessária e urgente é termos um espaço dedicado ao acohimento de mulheres, populações LGBT, negros, pessoas que se sentem pouco representados ou acolhidos. Então nessa sala da diversidade teremos uma assistente social, onde ela prestará um acolhimento sobre algo que aconteça nas nossas independências. Será um primeiro acolhimento para essas pessoas serem encaminhadas a órgão estaduais. Imagine uma mulher que vem para um jogo e de alguma forma se sente violentada? Buscamos que as pessoas se sintam bem recebidas na Ilha do Retiro. Então se ocorrer algum imprevisto, que ela tenha para onde correr, no início de 2022. Também teremos um espaço para amamentação. Atendemos aqui várias mães diariamente, que trazem os filhos para praticar esportes e vêm com um recém-nascido. Esse espaço também será dedicado a isso."   

Acessibilidade 

“Temos processos para receber um cadeirante, mas que não são divulgados. Então a ideia é que façamos uma cartilha que possa chegar a todos os interessados. E que recebamos cada vez mais cadeirantes no nosso clube."

Inclusão

"Estamos preparando o clube não só para receber, como atuar no esporte e promover a inclusão do autista dentro do nosso convívio. Um projeto que ainda estamos desenhando, grande. Pernambuco tem 150 mil crianças autistas e achamos que é um dever nosso acolher nossas crianças."

Evento de celebração

"No dia 17 de maio de 2022 teremos um dia especial da diversidade e orgulho gay onde abriremos as portas e iniciativas. Teremos jogos, interações entre a comunidade lgbtqi e queremos convidar que seja um dia simbólico. A gente, de fato, sim, queremos que seja um marco porque o principal é mostrar essa pluralidade do Sport."

Censo interno

“Quando falamos de inclusão e diversidade não podemos pensar só no que está além dos muros. Temos que pensar na nossa casa. Por incrível que pareça não temos um censo no clube e não sei quais pessoas se enxergam ou declaram pretas ou pardas, com orientações homoafetivas, o nível de instrução que essas pessoas têm. Como posso entregar pautas construtivas a essa população se não a conheço? Então iremos aplicar um censo voluntário e anônimo, que nos dará um material gigantesco para sermos assertivos." 

Veja também

Dois jogadores da Premier League são presos suspeitos de estupro
Futebol

Dois jogadores da Premier League são presos suspeitos de estupro

Retrô anuncia filho de Rivaldo e atacante ex-Santa Cruz; lateral Toty está perto de oficialização
PERNAMBUCO

Retrô anuncia filho de Rivaldo e atacante ex-Santa Cruz; Toty está perto de oficialização

Newsletter