Com tabu em jogo, Sport precisa vencer o Criciúma na Série B

Vindo de dois empates em casa, o Leão precisa quebrar tabu de nunca ter batido o Tigre fora de casa. Jogo é neste domingo (09)

Atacante Guilherme treinou com bola no Sport. Atacante Guilherme treinou com bola no Sport.  - Foto: Anderson Stevens/Sport Clube do Recife

Sem ser um bom menino, o Leão não vem fazendo o dever de casa. Com dois empates em seus domínios nas duas últimas rodadas, contra Guarani e Coritiba, o Sport vai precisar buscar fora de casa esses pontos preciosos desperdiçados e assim tentar retornar ao G4. Isso porque o clube, apesar de ocupar a oitava colocação, tem os mesmos 23 pontos do quarto colocado, o CRB, mas perde nos critérios de desempate. Como prova do forte equilíbrio nesta Segundona, o líder Bragantino soma 27 pontos, apenas quatro a mais que os rubro-negros.

Para conseguir o objetivo de voltar a vencer, os rubro-negros terão pela frente o Criciúma, neste domingo, às 16h. Lutando contra o rebaixamento, o Tigre, na teoria, não causaria medo algum nos leoninos, certo? Errado. O jogo será no estádio Heriberto Hulse, onde o Sport nunca conseguiu bater os donos da casa.

Leia também:
Lazaroni volta a sentir e Sport vai improvisar na esquerda
Sport busca fazer ataque voltar a funcionar
Apresentado, Marcão exalta o Sport: 'tem a camisa pesada'
[VÍDEO] Sport tem aproveitamentos parecidos dentro e fora

No total, foram seis jogos disputados no Sul entres as duas equipes, com cinco derrotas e apenas um empate. Antes de 2014, o Leão não tinha arrancado sequem um pontinho. O único resultado igual desse histórico foi um 2x2, pela Série A 2014. Na ocasião, o time comandado por Eduardo Baptista tinha nomes como Magrão, Durval, Rodrigo Mancha, Rithely, Diego Souza e Joelinton. Os gols rubro-negros foram marcados por Patric e Ewerton Páscoa. 

Esse tabu leonino de nunca ter vencido o adversário em seus domínios não vem assustando os rubro-negros. Levando consideração a velha máxima futebolística de que "tabu foi feito para ser quebrado", os jogadores mostraram total confiança numa vitória, mesmo pregando respeito ao adversário. "Nosso foco é todo no Criciúma. Sabemos que temos uma sequência dura neste final da primeira metade da competição, mas vamos buscar a vitória que não veio em casa. A irritação de Guto (Ferreira) e da torcida é nossa também com os dois últimos empates", assegurou Guilherme. Um dos destaques do Leão nesta temporada, o jogador marcou cinco gols na Série B, mas vem devendo nos últimos jogos.

Para este duelo, Guto Ferreira não poderá contar com o lateral-esquerdo Guilherme Lazaroni. Apesar de ter treinado em parte da semana, na última sexta-feira o jogador voltou a sentir dores no tornozelo esquerdo e foi vetado pelo Departamento Médico. Com Sander ainda fora, o mais cotado é o zagueiro Éder, que atuaria novamente improvisado. No meio de campo, Yago assume a vaga do também lesionado Charles. Já no setor de armação, Sammir ganha nova chance, enquanto Yan fica como opção no banco de reservas.

Criciúma
Na vice-lanterna da competição, com apenas 13 pontos ganhos, o Tigre demitiu o treinador Gilson Kleina e vai com o interino Wilsão para encarar o Sport. O atacante Léo Gamalho, ex-Santa Cruz, continua de fora. Já o meia Daniel Costa, outro que também já atuou pela Cobra Coral, está confirmado para o duelo.  

Ficha do jogo

Criciúma
Luiz; Maicon, Derlan, Thalles e Marlon; Liel, Foguinho, Wesley e Daniel Costa; Julimar e Reinaldo. Técnico: Wilsão (interino).

Sport
Mailson; Norberto, Rafael Thyere, Adryelson e Eder; Ronaldo, Yago e Sammir; Ezequiel, Guilherme e Hernane Brocador. Técnico: Guto Ferreira.

Local: estádio Heriberto Hulse (em Criciúma). Horário: 16h. Árbitro: Thiago Duarte Peixoto (SP). Assistentes: Daniel Paulo Ziolli e Alberto Poletto Masseira (ambos de SP). Transmissão: TV Globo, Sportv e Premiere.     

Veja também

Martelotte elogia adversário, mas lamenta falhas defensivas: 'Erros que precisamos corrigir'
Santa Cruz

Martelotte elogia adversário, mas lamenta falhas defensivas: 'Erros que precisamos corrigir'

Confira os gols de Santa Cruz 3x3 Jacuipense/BA, pela Série C
Santa Cruz

Confira os gols de Santa Cruz 3x3 Jacuipense/BA, pela Série C