Com Vinícius Jr na lista, Tite convoca Brasil para amistosos

Treinador anunciou os nomes que estarão presentes nos compromissos diante do Panamá e República Tcheca, no final de março

Tite, técnico da Seleção BrasileiraTite, técnico da Seleção Brasileira - Foto: Lucas Figueiredo/CBF

O técnico Tite convocou, nesta quinta-feira (28), 23 jogadores para os dois amistosos da Seleção Brasileira que serão disputados em março, contra Panamá e República Tcheca.

O atacante Vinicius Junior, 18, do Real Madrid, aparece como a principal novidade da lista. Essa é a primeira vez que ele recebe uma convocação para a equipe principal. Nos últimos meses, o atleta assumiu a titularidade na equipe espanhola.

"Muita calma para a gente não criar expectativa em demasia. Ou criar expectativa baixa, e o cara acrescenta mais", afirmou Tite sobre a convocação do jogador, ex-Flamengo.

"Ele tem duas marchas a mais que o normal, no um contra um, a mudança de direção, a força é impressionante. Vai desenvolver técnica, precisão de finalização. O tempo vai permitir. É toda uma construção", completou o treinador.

Outras novidades da lista de Tite foram os meio-campistas Lucas Paquetá, do Milan, e Felipe Anderson, do West Ham, o goleiro Weverton, do Palmeiras, e o lateral direito Daniel Alves, do Paris Saint-Germain (PSG), todos com passagens anteriores pela Seleção.

Desses, Paquetá foi convocado quando ainda defendia o Flamengo, logo após a Copa do Mundo da Rússia. Os outros recebem sua primeira chance nesse novo ciclo da Seleção Brasileira.

Só dois dos convocados atuam no futebol brasileiro. Além de Weverton, o atacante Éverton, do Grêmio.

Segundo a CBF, a comissão técnica observou 29 jogos neste ano antes da convocação, 10 no Brasil e 19 no exterior, além de cinco treinos de clubes europeus.

No fim de janeiro, uma lesão no pé direito de Neymar o tirou de ação. A previsão divulgada no dia 30 daquele mês é que o tempo de afastamento do atacante do PSG chegue a dez semanas.

Outra ausência motivada por lesão foi a do volante Fernandinho, do Manchester City. O lateral esquerdo Marcelo, do Real Madrid, mais uma vez não foi lembrado. Ele vive mau momento na equipe espanhola.

Leia também:
Tite admite não contar com Neymar em amistoso da seleção
Seleção perto de acertar amistoso contra o Catar no Maracanã

A Seleção enfrenta o Panamá no dia 23, às 14h (de Brasília), no estádio do Porto, em Portugal. No dia 26, o adversário será a República Tcheca, em Praga, às 16h45.

O principal torneio do ano para a equipe comandada por Tite será a Copa América. A Seleção fará a estreia contra a Bolívia, no dia 14 de junho, no Morumbi. O segundo confronto será em Salvador, em 18 de junho, contra a Venezuela. O time nacional volta para São Paulo para fechar a fase de grupos contra o Peru, no dia 22, no Itaquerão.

Confira a lista:

Goleiros
Alisson - Liverpool/ING
Éderson - Manchester City/ING
Weverton - Palmeiras

Laterais
Daniel Alves - PSG/FRA
Danilo - Manchester City/ING
Filipe Luís - Atlético de Madrid/ESP
Alex Sandro - Juventus/ITA

Zagueiros
Miranda - Inter de Milão/ITA
Thiago Silva - PSG/FRA
Marquinhos - PSG/FRA
Éder Militão - Porto/POR

Meias

Casemiro - Real Madrid/ESP
Arthur - Barcelona/ESP
Fabinho - Liverpool/ING
Allan - Napoli/ITA
Philippe Coutinho - Barcelona/ESP
Felipe Anderson - West Ham/ING
Lucas Paquetá - Milan/ITA

Atacantes
Éverton - Grêmio
Firmino - Liverpool/ING
Gabriel Jesus - Manchester City/ING
Richarlison - Everton/ING
Vinícius Júnior - Real Madrid/ESP

Veja também

Martelotte cita possibilidade de mudanças para jogo decisivo contra o Brusque
Futebol

Martelotte cita possibilidade de mudanças para jogo decisivo contra o Brusque

Jair lamenta saída de Jonatan Gómez: 'reta final com cada vez menos opções'
Sport

Jair lamenta saída de Jonatan Gómez: 'reta final com cada vez menos opções'