Futebol

Com volta de torcida aos Aflitos, Náutico e Sport duelam pelo Estadual

Jogo terá apenas a presença da torcida do Timbu, mandante do clássico. No encontro anterior, sem público e na Ilha do Retiro, pela Copa do Nordeste, o Leão venceu por 3x2

Lances de Sport x Náutico, pela Copa do Nordeste Lances de Sport x Náutico, pela Copa do Nordeste  - Foto: Tiago Caldas/CNC

Mudou a competição. Mudaram os técnicos e os potenciais protagonistas. O estádio será outro. A torcida presente, também. O segundo Clássico dos Clássicos em 2022 terá algumas diferenças, mas uma semelhança historicamente imutável: ninguém quer tropeçar diante do rival. No primeiro encontro, pela Copa do Nordeste, o Sport venceu o Náutico por 3x2, na Ilha do Retiro. Neste sábado (12), nos Aflitos e pelo Campeonato Pernambucano, o jogo vale a classificação do Leão ao mata-mata do torneio. Para o Timbu, a meta é buscar uma vaga nas semifinais.

No Náutico, o técnico não é mais Hélio dos Anjos. Felipe Conceição é o substituto. No Sport, Gustavo Florentín também foi embora. O novo treinador rubro-negro ainda não foi confirmado. Herói do primeiro jogo, com três gols, Mikael não está mais no Leão. Em contrapartida, Jean Carlos,  camisa 10 do Timbu que não participou do clássico anterior, estará em campo.

Público retorna, mas limitado

O duelo nos Aflitos terá torcida única dos alvirrubros, por determinação da Federação Pernambucana de Futebol (FPF). Os torcedores precisam apresentar o passaporte vacinal completo e teste negativo para entrar no local. A capacidade máxima será três mil espectadores, seguindo o protocolo do Governo de Pernambuco, e após liberação do estádio dada pelo Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

“A presença da torcida é espetacular. Ainda não tive esse contato e estou ansioso. Peço que ela nos ajude do início ao fim”, disse o técnico Felipe Conceição, que também fez outro apelo. "Estamos vendo muitas cenas de barbárie no futebol ultimamente. Torcedor não fica feliz de ver o time perdendo, mas esse sentimento não pode trazer violência entre as torcidas”.

Timbu sem grandes novidades

A tendência é que o Náutico utilize a mesma escalação do jogo passado, contra o Caruaru City. O zagueiro Rafael Ribeiro, os volantes Djavan e Rhaldney, além do ponta Pedro Vítor seguem se recuperando de suas respectivas lesões e não retornam ao time. 

Se vencer o Sport, o Náutico, segundo colocado Estadual, com 16 pontos, vai se aproximar de uma vaga nas semifinais do torneio como também manter vivo o objetivo de encerrar a fase de pontos corridos no topo - a liderança atualmente é do Retrô, com 21.

Claudinei é bola da vez na Ilha

O Sport mais uma vez será comandado pelo auxiliar César Lucena. Após a recusa de Lisca e o insucesso nas conversas com Enderson Moreira, o nome de Claudinei Oliveira ganhou força. Em contato com a Folha de Pernambuco, o empresário do técnico, Hugo Magalhães, confirmou ter recebido sondagens da equipe. Claudinei treinou o clube em 2018, durante a disputa da Série A.

Com 10 pontos, o Sport garante a classificação para as quartas de final em caso de vitória sobre o Náutico ou tropeço do Vera Cruz perante o Salgueiro, no Lacerdão. Ausente no embate com o Alvirrubro pela Copa do Nordeste, o zagueiro Sabino estará em campo nos Aflitos. "Temos que ter em mente que é um jogo importante, entrando com dedicação e foco para dar alegria à torcida", enfatizou.

Ficha técnica

Náutico 
Lucas Perri; Hereda, Camutanga, Carlão e Júnior Tavares; Richard Franco, Wagninho e Jean Carlos; Leandro Carvalho, Ewandro e Robinho. Técnico: Felipe Conceição

Sport
Mailson; Ewerthon, Thyere, Sabino e Lucas Hernández; Ronaldo, Italo e Naressi; Jaderson, Juba e Parraguez (Flávio). Técnico interino: César Lucena

Local: Aflitos (Recife/PE)
Horário: 16h30
Árbitro: Diego Fernando Silva de Lima. Assistentes: Karla Renata Cavalcanti de Santana e Fernando Antonio da Silva Junior
Transmissão: Globo, SporTV e Premiere

Veja também

Los Angeles Lakers bate Oklahoma City Thunder com atuação decisiva de Russell
NBA

Los Angeles Lakers bate Oklahoma City Thunder com atuação decisiva de Russell

Com Bayern pressionado e PSG em vantagem, saiba onde assistir aos jogos da Champions desta terça (5)
Liga dos Campeões

Com Bayern pressionado e PSG em vantagem, saiba onde assistir aos jogos da Champions desta terça (5)