Santa Cruz

Confira as possíveis punições do Santa Cruz pela invasão na Arena de Pernambuco

Segundo Evandro carvalho, presidente da FPF, processo deve chegar aos tribunais até segunda-feira (25)

Santa Cruz foi eliminado nos pênaltis, após empatar em 3x3 com o FlorestaSanta Cruz foi eliminado nos pênaltis, após empatar em 3x3 com o Floresta - Foto: Marlon Costa/Futura Press/Folhapress

As ações de parte da torcida do Santa Cruz na noite da última terça-feira (19) podem render ainda mais prejuízos para os já debilitados cofres da Cobra Coral em 2022. Após a eliminação diante do Floresta, por 4x2, nas penalidades, na pré-Copa do Nordeste, os torcedores atiraram objetos no gramado, invadiram o campo da Arena de Pernambuco e vandalizaram os vestiários do estádio. Todos os atos foram relatados na súmula pelo árbitro Leonilson Fernandes Trigueiro Filho.

Segundo o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, os danos podem acarretar em perda de mando de campo nas competições nacionais, multa financeira e até mesmo proibições no registro de novos jogadores. “Já que o jogo foi ontem, ainda está em andamento. Até segunda-feira estará no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), onde será julgada e definida a punição", informou. 

Segundo informações divulgadas por fontes dentro do clube, a renda de patrocínio do clube beira atualmente os R$ 80 mil, sem verba televisiva para a Série D e, agora, sem a premiação da Copa do Nordeste. Uma punição financeira prejudicará todo o planejamento do Tricolor para 2022.

As ações dos torcedores infringem o Artigo 67 do Regulamento Geral das Competições (RGC) da CBF, que dá ao clube a responsabilidade por qualquer conduta imprópria de seus torcedores, como: tumulto, desordem, invasão de campo, violência contra pessoas ou objetos, uso de laser ou de artefatos incendiários, lançamento de objetos, exibição de slogans ofensivos ou com conteúdo político, ou a utilização, sob qualquer forma, de palavras, gestos ou músicas ofensivas. 

A Folha de Pernambuco entrou em contato com Kleber Borges, diretor-presidente da Arena de Pernambuco, que revelou que o prejuízo financeiro ainda está sendo calculado, porém o Santa Cruz já entrou em contato e arcará com todos os custos para a manutenção. Dito isso, por parte da Arena, não haverá nenhuma ação judicial. 

Leia, na íntegra, a nota oficial do Santa Cruz sobre o caso: 

O Santa Cruz Futebol Clube vem a público repudiar os atos de violência e de vandalismo ocorridos após a partida contra o Floresta, na Arena de Pernambuco.

Entendemos e respeitamos a identificação da torcida com o clube, porém nada justifica atitudes violentas de agressões, seja contra jogadores do clube ou adversários, funcionários ou outros torcedores.

O clube está ciente de suas responsabilidades sobre os danos materiais decorrentes dos atos de vandalismo, e comunicou à administração da Arena de Pernambuco que assumirá os custos da necessária reparação.

Especificamente sobre a agressão contra uma das nossas conselheiras, o clube está apurando o caso e tomará as devidas medidas estatutárias contra o agressor.

Veja também

Associação de Árbitros exige paralisação do Brasileirão após acusações de Textor sobre manipulações
Brasileirão

Associação de Árbitros exige paralisação do Brasileirão após acusações sobre manipulações

 Com tema da Confederação do Equador, Alepe promove passeio ciclístico no próximo domingo (28)
Passeio Ciclístico

Com tema da Confederação do Equador, Alepe promove passeio ciclístico no próximo domingo (28)

Newsletter