Conheça as modalidades dos Jogos de Inverno

Dividido entre esportes de gelo e neve, o programa reúne competições que variam entre técnica e velocidade

Equipe brasileira de bobsledEquipe brasileira de bobsled - Foto: Divulgação/CBDG

Um total de 102 títulos olímpicos, em sete esportes e 15 categorias, serão disputados na Coreia do Sul durante os Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongcCang-2018, entre os dias 9 e 25 de fevereiro. A abertura oficial acontece às 7h30 (do Recife) desta sexta-feira, mas já tem esporte em andamento, com o curling. Conheça um pouco mais sobre as modalidades de inverno.

ESQUI
Formado por seis categorias:

Esqui alpino: está dividido em provas de velocidade e provas técnicas. A descida e o super gigante pertencem à categoria de velocidade, enquanto o slalom e o slalom gigante são disputas técnicas. A prova combinada conta com uma descida e um slalom. Uma novidade no programa de esqui alpino em 2018 é a prova em equipes, que conta com quatro representantes de cada país (dois homens e duas mulheres) competindo em slaloms paralelos. Onze medalhas de ouro serão entregues.

Esqui de fundo: 12 medalhas de ouro serão disputadas em circuitos de diferentes distâncias, percorridas no estilo clássico ou livre. O clássico implica em levar os esquis em linha reta, graças ao movimento dos braços. O estilo livre autoriza os esquiadores a fazerem movimentos laterais.

Saltos de esqui: a rampa de lançamento pode ser de longitude normal ou grande. Os participantes voam o mais longe possível e são avaliados a força do vento no momento do salto e a altura do ponto de saída da rampa. Quem tiver mais pontos vence a disputa, que terá quatro medalhas em jogo: simples masculino e feminino no trampolim pequeno, simples masculino no trampolim grande e prova em equipes.

Combinado nórdico: a única categoria 100% masculina nos Jogos. É uma mistura de saltos de esqui e esqui de fundo. O salto se transforma em tempo e os competidores começam a percorrer 10km de esqui de fundo. São três medalhas de ouro, com recompensas individuais para trampolim pequeno, trampolim grande e prova de equipes (os quatro representantes saltam e depois fazem um revezamento 4x5 km).

Esqui freestyle: o estilo propõe caminhos ondulados para manobras aéreas, como "flips", "grabs", "switchs", entre outros. São 10 medalhas de ouro com baches, esqui acrobático, halfpipe, skicross e slopestyle.

Snowboard: também existem saltos, estilo e formas no programa, mas com uma prancha de snowboard, ao invés de esquis. São 10 provas, com a estreia do "Big Air" nesta Olimpíada. A nova categoria é uma especial de trampolim gigante que permite manobras mais longas no ar.

BIATLON
Serão 11 títulos em jogo no biatlon (cinco masculinos, cinco femininos e uma prova mista). O esporte combina esqui de fundo e sessões de tiro. A velocidade sobre os esquis é crucial, mas a precisão dos disparos pode gerar penalização de 150m a mais de fundo para cada erro.

BOBSLED
O bobsled agrupa duas categorias: bobsled e skeleton.

Bobsleigh: bob a 2 (homens e mulheres) e bob a 4 (somente homens). Nas três categorias, os participantes pegam impulso para deslizar no interior de um trenó, percorrendo uma pista em velocidades que chegam a 135 km/h.
Skeleton: a prancha de skeleton parece um trenó de luge, mas diferentemente do luge o atleta se posiciona com a barriga para baixo e com a cabeça saindo da prancha. São duas medalhas de ouro para quem descer o percurso no menor tempo, no simples masculino e feminino.

CURLING
São três medalhas de ouro em jogo. O esporte é menos conhecido do grande público, mas rapidamente se torna o queridinho a cada quadro anos pela semelhança dos artefatos utilizados pelos atletas com uma chaleira e rodos. Dois times se enfrentam em uma espécie de "bocha no gelo", com o objetivo de aproximar a pedra do alvo. Em Pyeongchang, a novidade vai ser um time misto.

HÓQUEI SOBRE O GELO
As seleções são formadas por 20 jogadores. Sobre o gelo, seis jogadores se enfrentam em três tempos de 20 minutos para balançar as redes do adversário. Serão dois títulos em jogo, no masculino e feminino.

LUGE
Esporte de adrenalina para os atletas, que deslizam deitados sobre o trenó em alta velocidade sobre o circuito de gelo. A descida pode ser sozinha ou com um companheiro e serão quatro medalhas de ouro em jogo: homens, mulheres, duplas e por equipes.

PATINAÇÃO
São três as categorias da patinação:

Short-track: corridas em circunferências de gelo de 111,12 metros de distância. De dois a oito patinadores se enfrentam por vez. No total, são quatro provas masculinas e quatro femininas (500 m, 1.000 m, 1.500 m e revezamentos).

Patinação de velocidade: a categoria tem o mesmo princípio do short-track, mas em vez de competir contra o adversário o atleta corre contra o relógio em uma pista mais longa, de 400 metros. São 14 títulos em disputa, a categoria que mais premia em toda Olimpíada de inverno.

Patinação artística
: técnica e habilidade devem se combinadas para obter as melhores notas possíveis, dadas por um júri internacional que avalia a precisão e o nível artístico. São cinco medalhas em jogo: mulheres, homens, dança sobre o gelo, duplas e equipes.

Veja também

Possibilidade de prova em Ímola ainda em 2020 anima Ferrari e pilotos da F-1
Fórmula 1

Possibilidade de prova em Ímola ainda em 2020 anima Ferrari e pilotos da F-1

Clubes da Série C pedem novo socorro financeiro à CBF
Futebol

Clubes da Série C pedem novo socorro financeiro à CBF