Conheça 'Grande Muralha': aos 18 anos, jogadora de 2,26 metros vira sensação do basquete
Zhang Ziyu desponta no cenário internacional com boas atuações pela seleção chinesa contra Japão e Bósnia
Antes da próxima Copa Asiática Feminina, a China já pode contar com um novo fenômeno: Zhang Ziyu, apelidada de "a Grande Muralha" por seus 2,26 metros de altura, que já teve um ótimo início internacional. A jovem de 18 anos marcou 18 pontos nesta quarta-feira em Xi'an, região central da China, durante a vitória de seu país por 101 a 92 sobre o arquirrival Japão em um amistoso.
A Copa Asiática Feminina será realizada em Shenzhen, sul da China, a partir de 13 de julho.
A partida de quarta-feira foi a terceira partida de Zhang Ziyu pela seleção nacional, depois de também participar de duas vitórias esmagadoras contra a Bósnia-Herzegovina neste fim de semana.
A mídia oficial chinesa apelidou a dupla que ela forma com Han Xu, outro pivô alto (2,11m) da seleção, de "Torres Gêmeas".
A altura de Zhang Ziyu significa que ela mal precisa pular para marcar uma cesta. Natural da província de Shandong (leste da China), ela já tinha 2,10 metros de altura ao concluir o ensino fundamental.
Vários fãs já a comparam ao jogador de basquete chinês Yao Ming, uma lenda do Houston Rockets na NBA americana.
Leia também
• Giannis Antetokounmpo inaugura quadra de basquete no Rio de Janeiro
• Astro da NBA, Antetokounmpo vem ao Brasil para inaugurar quadra de basquete no Rio de Janeiro
• Brasil conhece o caminho para a Copa do Mundo masculina de Basquete 2027
Com 2,29m de altura, Yao Ming foi um dos jogadores mais altos da história da NBA e recebeu o apelido de "Grande Muralha" antes de se aposentar em 2011. Zhang Ziyu agora herdou esse apelido.
Filha de dois jogadores profissionais de basquete, a jovem tem uma vantagem física, mas suas companheiras de equipe acreditam que ela ainda precisa melhorar.
— Eu deveria ter sido mais agressiva em alguns arremessos — disse a experiente pivô Yang Liwei após a vitória de quarta-feira. — Acho que ela jogou em seu nível habitual — acrescentou Yang, que fez parte da equipe que venceu a Copa da Ásia de 2023.
A China enfrentará o Japão novamente na sexta-feira, em mais um amistoso.

