Conmebol destina R$ 1 mi para federações sul-americanas

Órgão máximo do futebol na América do Sul visa o crescimento do futebol no continente

Conmebol tem sede em Luque, no ParaguaiConmebol tem sede em Luque, no Paraguai - Foto: Conmebol/Reprodução

A Confederação Sul-americana de Futebol (Conmebol) vai destinar aproximadamente um milhão de dólares por ano para cada Federação do continente, com o objetivo de desenvolver o futebol no continente, segundo comunicado do presidente Alejandro Domínguez.

O mandatário da Conmebol apresentou o Programa Evolução, em Montevidéu, e o plano inédito significará "a maior distribuição de fundos da história" para os associados.

"Pela primeira vez na história, a Conmebol vai destinar recursos próprios e da Fifa para financiar o desenvolvimento do futebol", indicou Domínguez. O mandatário estava no Uruguai para participar da festa de gala atrasada pelo Centenário da organização.

Domínguez explicou que a iniciativa "potencializa as chances de todos os atores do futebol, trabalhando no futuro das novas gerações e superando barreiras culturais para a consolidação e o crescimento do futebol de base, da categoria feminina, futsal, futebol de praia... Todas as comunidades da América do Sul poderão desfrutar do futebol em toda sua expressão".

O programa abarca os anos de 2017 e 2018 e parte dos fundos será destinada a projetos nos quais as federações sul-americanas deverão, entre outros objetivos, capacitar profissionais, clubes e técnicos de todas as categorias.

Serão 22 projetos no total e 15 cursos de aprimoramentos dos árbitros.

Veja também

Staff de Hernanes admite sondagem do Sport
Futebol

Staff de Hernanes admite sondagem do Sport

Após sétimo dia dos Jogos Olímpicos, confira a colocação do Brasil no ranking de medalhas
Jogos Olímpicos

Após sétimo dia dos Jogos Olímpicos, confira a colocação do Brasil no ranking de medalhas