Conmebol investiga racismo contra torcida do Grêmio

Ato aconteceu na noite dessa quarta-feira, em Avellaneda, pela decisão da Recopa Sul-Americana

Torcedor do Independiente imita um macaco em direção aos gremistasTorcedor do Independiente imita um macaco em direção aos gremistas - Foto: Reprodução

Torcedores do Independiente foram flagrados em um vídeo feito por gremistas imitando macacos em provocação racista durante a partida de ida da Recopa, na noite de quarta-feira (14), em Avellaneda, na Argentina.

Em contato com a reportagem, a Conmebol informou que o departamento disciplinar foi informado do caso, analisou as imagens do ocorrido nas redes sociais e meios de comunicação e, na tarde desta quinta-feira (15), irá abrir expediente contra o clube.

O Independiente é reincidente em casos de racismo. Por imitação semelhante aos torcedores do Flamengo na final da última Sul-Americana, o clube precisou pagar multa de 15 mil dólares (R$ 48,3 mil).

O time argentino ainda foi advertido que em caso de reincidência seria aplicado o artigo 43 do Regulamento Disciplinar da entidade, que pode gerar exclusão da competição.

Na ocasião da punição na Sul-Americana, o clube utilizou as redes sociais para se desculpar pela atitude dos torcedores. A Conmebol entendeu que naquela ocasião, a agremiação agiu corretamente. No entanto foi avisada, junto à torcida, que a pena seria grave se houvesse repetição.

A política da entidade, agora, é não tolerar qualquer tipo de discriminação. Mas não há prazo para conclusão do caso.

Após a abertura de expediente com denúncia ao Independiente, os advogados do clube têm prazo para defesa, por escrito ou em audiência, e assim a situação deve ultrapassar o jogo de volta da Recopa e a punição poderá acabar ocorrendo em outras competições da Conmebol.

Em campo, Independiente e Grêmio empataram em 1 a 1. O duelo de volta está marcado para a próxima quarta-feira (21), na Arena do Grêmio.

Veja também

Nadadora transexual enfrenta críticas ao quebrar recordes femininos após competir com homensEUA

Nadadora transexual enfrenta críticas ao quebrar recordes femininos

Botafogo lança obras de novo museu e espera 200 mil visitantes ao ano Museu

Botafogo lança obras de novo museu e espera 200 mil visitantes ao ano