Copa do Mundo

Conmebol se posiciona contra Copa a cada dois anos

Caso a Fifa opte pela ideia, países sul-americanos não disputariam o torneio

Taça da Copa do MundoTaça da Copa do Mundo - Foto: AFP/FABRICE COFFRINI

Membros do Conselho da Conmebol se reuníram, nesta quarta-feira (27), no Paraguai, para falar sobre a ideia da Fifa de fazer a Copa do Mundo a cada dois anos. No encontro, ficou decidido que os países sul-americanos firmaram posição de não participar da competição, caso o torneio aconteça num espaço mais curto de tempo. 

Nas últimas semanas, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, recuou sobre levar a ideia adiante de forma imediata, afirmando estudar melhor essa opção. Além da Conmebol, a Uefa foi outra organização que se opôs ao sugerido pela entidade que comanda o futebol mundial.

Confira a nota da Conmebol:

O Conselho da CONMEBOL, reunido pessoalmente em Luque, Paraguai, em 27 de outubro de 2021, voltou a analisar a proposta de realização da Copa do Mundo a cada dois anos e considera necessário declarar o seguinte:

1- Não há motivos, benefícios ou justificativas para a mudança promovida pela Fifa. Diante disso, os dez países que integram a Conmebol confirmam que não participarão de uma Copa do Mundo organizada a cada dois anos.

2- O projeto em questão dá as costas aos quase 100 anos de tradição do futebol mundial, ignorando a história de um dos eventos esportivos mais importantes do planeta. A Conmebol apoia a Copa do Mundo em vigor, com seus termos e sistemas de classificação, porque tem se mostrado um modelo de sucesso, baseado na excelência esportiva e que premia esforço, talento e trabalho planejado. 

Veja também

CBF divulga datas de jogos do Sport contra Atlético-MG e Fortaleza; confira
Sport

CBF divulga datas de jogos do Sport contra Atlético-MG e Fortaleza; confira

John Textor depõe em CPI e apresenta documentos para justificar acusação de manipulação
Futebol

John Textor depõe em CPI e apresenta documentos para justificar acusação de manipulação

Newsletter