Futebol

Conselho escolhe presidente interino; formato da próxima eleição segue indefinido

Pedro Lacerda, do CD, ficará à frente do Executivo pelos próximos 90 dias, até a escolha do novo mandatário

Sede do SportSede do Sport - Foto: Paullo Allmeida

Desde o início da semana, o torcedor do Sport passou a se preocupar mais com a política do clube do que com o desempenho na Série A do Campeonato Brasileiro. E olha que o time está na zona de rebaixamento, ainda sem vencer. Acontece que o ambiente fora das quatro linhas está mais conturbado do que os resultados em campo. Milton Bivar, então presidente, e Carlos Frederico, antigo vice, renunciaram. Nesta quarta (16), o Conselho Deliberativo do Leão iniciou a discussão, de forma remota, sobre os próximos passos do processo eleitoral. No encontro, contudo, ficou acertado apenas que Pedro Lacerda, atual mandatário do CD, ficará interinamente no posto por 90 dias. No próximo encontro, previsto inicialmente para a segunda (21), será definida a forma do pleito, se direta (com participação dos sócios) ou indireta (apenas com votação dos conselheiros).

"O plenário do Conselho entendeu que o clube não poderia ficar acéfalo e, juridicamente, existe atribuição para agir. Como eu estava no posto de presidente do Deliberativo em exercício, fui colocado no Executivo pelo período de 90 dias. Gustavo (Oticica, vice do CD) assume interinamente minha vaga”, explicou Pedro. 

Vitorioso nas eleições presidenciais em abril deste ano, Milton Bivar comunicou na noite da última segunda (14) que renunciaria ao cargo, alegando desgaste físico e emocional. Posteriormente, o vice, Carlos Frederico, também abdicou do posto. Após as saídas serem oficializadas, o Conselho Deliberativo iniciou as discussões para saber qual o passo a ser dado para definir os novos chefes do Executivo.

De acordo com o estatuto do clube, com a vacância dos cargos de presidente e vice-presidente executivo, antes da metade do mandato, o Conselho Deliberativo deve realizar uma eleição provisória para que um novo pleito seja convocado, no prazo de 15 dias. O CD, porém, considerou que seria impossível realizar um evento nesse intervalo de tempo.

Porém, existe uma divergência quanto ao modelo do pleito. Os candidatos derrotados na eleição passada, além de um grupo de torcedores, que promoveu um protesto na Ilha do Retiro, defendem a realização da escolha de forma direta, com votação dos sócios. O outro lado, com lideranças ligadas à antiga gestão, querem a opção indireta, com participação apenas dos conselheiros do clube.

Veja também

Jardine cogita Reinier e espera jogo "gostoso de ver" da seleção contra o México
Jogos Olímpicos

Jardine cogita Reinier e espera jogo "gostoso de ver" da seleção contra o México

Com artilheiro machucado, Brasil encara algoz México na semifinal do futebol em Tóquio
Jogos Olímpicos

Com artilheiro machucado, Brasil encara algoz México na semifinal do futebol em Tóquio