copa do mundo

Copa do Catar: avião que levará seleção alemã exibirá frase "Diversidade vence"

O tratamento do Catar aos trabalhadores migrantes, mulheres e a comunidade LGBTQIAP+ foi criticado enquanto o país do Golfo se prepara para sediar o torneio

Avião da Lufthansa que levará delegação da AlemanhaAvião da Lufthansa que levará delegação da Alemanha - Foto: Daniel Roland / AFP

A companhia aérea responsável por transportar a seleção da Alemanha revelou que usará um avião com a frase "#DiversityWins!" (#Diversidadevence!), para levar atletas e torcedores alemães à Copa do Mundo do Catar. A aeronave partiu nesta segunda-feira (14) com jogadores, treinadores e comissão técnica com destino a Mascate, em Omã, onde a equipe alemã se reunirá antes do início da competição.

“A aeronave designada para o voo, um Airbus A330, ostentará um slogan especial para enviar uma mensagem clara ao mundo: #DiversityWins!”, disse a Lufthansa em comunicado.

O tratamento do Catar aos trabalhadores migrantes, mulheres e a comunidade LGBTQIAP+ foi criticado enquanto o país do Golfo se prepara para sediar o torneio. O Catar rebateu enfaticamente a maioria dos ataques, tendo sido apoiado pela imprensa local, que, também neste domingo, classificou como “arrogância” a postura de alguns países ocidentais.

Grupos de torcedores organizados por vários clubes alemães, incluindo Bayern de Munique, Borussia Dortmund e Union Berlin, muitas vezes criticaram a escolha do Catar para sediar a Copa do Mundo, pedindo inclusive um boicote geral por parte dos torcedores.

Capitão da Alemanha campeã da Copa do Mundo de 2014, Philipp Lahm disse que o Catar nunca deveria ter sido autorizado a sediar a Copa do Mundo e prometeu ficar longe do torneio.

“Conceder a Copa do Mundo ao Catar foi um erro”, escreveu Lahm em uma coluna do jornal alemão Die Zeit. “Os homossexuais ainda são criminalizados, as mulheres não têm os mesmos direitos que os homens, a liberdade de imprensa e a liberdade de expressão são restritas.”

Veja também

Remanescente do "trauma" diante do Salgueiro, Diego Matos prega atenção redobrada contra o Afogados
Futebol

Remanescente do "trauma" diante do Salgueiro, Diego Matos prega atenção redobrada contra o Afogados

Seleção feminina de futebol goleia e garante 1º lugar em grupo da Copa Ouro
Copa Ouro Feminina

Seleção feminina de futebol goleia e garante 1º lugar em grupo da Copa Ouro