COPA DO NORDESTE

Copa do Nordeste: reunião debate futuro do torneio

Liga do Nordeste se reúne hoje para discutir situação da competição, mas palavra final será da CBF

Retomada da competição depende de uniformidade entre clubesRetomada da competição depende de uniformidade entre clubes - Foto: Rafael Ribeiro/CBF

O retorno da Copa do Nordeste permanece uma incógnita. Não há uniformidade quanto ao regresso aos treinos presenciais dos clubes da região - alguns estados já tiveram times voltando às atividades, outros estão próximos e uns ainda sem data. Nesse contexto, representantes da Liga do Nordeste vão se reunir hoje, por videochamada, para discutir como é possível tornar o desejo de retomar o torneio em realidade. Mas um ponto é certo: a palavra final é da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

“Nós vamos debater como está o cenário em cada lugar da região e depois passar tudo para a CBF. É ela quem decide como e quando será retomada a Copa do Nordeste. Tudo que eu falar agora será mera especulação, então precisamos repassar as informações e esperar qual será o posicionamento”, afirmou o presidente da Liga, Eduardo Rocha.

No Ceará, por exemplo, os clubes retomaram os treinos presenciais na semana passada. "Estávamos trabalhando desde o início da quarentena, conversando com os órgãos de saúde, analisando questões técnicas, para encontrar a melhor data. Voltamos dia 1º com todo o cuidado e seguindo os protocolos. Sobre o Nordestão, tivemos uma conversa há duas semanas com a Liga, passando informações de como estava no nosso estado, mas depois não houve contato. Acredito que eles estão esperando uma posição da CBF", informou o presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio.

Em Pernambuco e no Maranhão, os governos estaduais autorizaram o retorno às atividades nos dias 15 e 22 deste mês, respectivamente. A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) espera voltar com o Estadual no dia 28 de junho ou no primeiro fim de semana de julho. Já os maranhenses projetam entrar em campo para a conclusão da competição local apenas em agosto.

Ainda não há definição da volta aos treinos na Bahia. O Vitória chegou a solicitar liberação à prefeitura de Salvador para retornar aos trabalhos, mas não houve autorização para o pedido. Em Sergipe, foi entregue ao deputado federal e presidente da Comissão do Esporte da Câmara, Fábio Mitidieri (PSD), uma proposta minuciosa com os protocolos para o início dos treinos, também sem previsão de retorno. Em Alagoas, a expectativa é de que o governador Renan Filho (MDB) anuncie hoje um decreto flexibilizando o regresso de algumas atividades, sendo uma delas os treinamentos presenciais.

Na Paraíba, o secretário de saúde do estado, Geraldo Medeiros, afirmou recentemente que o futebol "não é uma atividade essencial" e não há planos para flexibilização em relação à volta aos treinos dos clubes. A Federação de Futebol do Piauí (FFP) marcou para amanhã uma videoconferência com os representantes do estado para discutir os rumos do esporte. Os piauienses acreditam que só será possível concluir o Estadual, na melhor das hipóteses, no final de julho. No Rio Grande do Norte, com as medidas rígidas de isolamento ampliadas até o dia 17 de junho, os potiguares tentam incluir o futebol como atividade essencial.

A Copa do Nordeste foi paralisada na última rodada da primeira fase. Oito jogos acontecerão antes do mata-mata. São eles: Sport x Confiança/SE, ABC/RN x CSA/AL, Freipaulistano/CE x Imperatriz/MA, CRB/AL x Ceará, Bahia x Náutico, Fortaleza x América/RN, Botafogo/PB x Vitória e River/PI x Santa Cruz.

Veja também

Em recuperação de cirurgia, Robson Reis revela ansiedade para voltar aos gramados
Futebol

Em recuperação de cirurgia, Robson Reis revela ansiedade para voltar aos gramados

Fluminense afasta herói da Libertadores e outros três jogadores por indisciplina
futebol

Fluminense afasta herói da Libertadores e outros três jogadores por indisciplina

Newsletter