Coreias se unem, mas são eliminadas para o Japão no tênis de mesa

Jogadoras decidiram não se enfrentar na noite anterior para jogarem juntas na semifinal

Tênis de mesa Tênis de mesa  - Foto: Jonas EKSTROMER / TT News Agency / AFP

Nesta sexta-feira (4) uma atitude simbólica marcou a competição Mundial por equipes do tênis de mesa, em Halmstad, na Suécia. As jogadoras da Coreia do Norte e Coreia do Sul decidiram atuar juntas na semifinal da competição. Contudo, elas acabaram derrotadas para o Japão por 3x0.

Na noite anterior, as atletas coreanas decidiram não se enfrentar nas quartas de final, para fazer só uma equipe, e assim atuarem juntas na semifinal. Mesmo com a eliminação, as jogadoras saíram felizes com a atitude tomada e foram parabenizadas por suas adversárias. E isso tudo aconteceu na frente dos embaixadores dos dois países.

A japonesa Kasumi Ishikawa, que fez o segundo ponto de sua equipe ao vencer a norte-coreana Kim Song I, comentou sobre o duelo: "Jogar contra a equipe unificada foi muito difícil, mas eu quis dar o meu melhor. Viemos aqui pela medalha de ouro e vamos conseguir", comentou a jovem de 25 anos.

Classificada para à final, o Japão está na espera de quem sairá vencedor do confronto entre China e Hong Kong.

"Ambas as equipes não queriam se enfrentar por uma vaga na semifinal. As conversas terminaram com um acordo entre os líderes das seleções da Coreia do Sul e da Coreia do Norte, validado pela Federação Internacional (ITTF), de apresentar uma equipe coreana unida nas semifinais", explicou a ITTF em comunicado na quinta-feira.

Na última sexta-feira (27), o presidente sul-coreano Moon Jae-in teve reunião com o presidente da Coreia do Norte, Kim Jong-un,em um encontro histórico de cúpula. Na qual chegaram em um acordo para trabalhar pela paz permanente e pela desnuclearização completa da península coreana.

Kim se tornou o primeiro líder da Coreia do Norte a pisar no Sul desde 1953, quando um armistício acabou com a guerra entre os dois países, mas até hoje um acordo de paz não foi assinado.

Veja também

Apresentado oficialmente, Julinho já se coloca à disposição para a estreia na Série C
Futebol

Apresentado oficialmente, Julinho já se coloca à disposição para a estreia na Série C

Roger Federer é derrotado no retorno às competições no saibro
Tênis

Roger Federer é derrotado no retorno às competições no saibro