CPI dos maus-tratos aprova convocação de ex-técnico
CPI justifica que convocação do ex-técnico Fernando de Carvalho Lopes é necessária para contribuir com investigação e esclarecimento de recentes notícias.
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos maus-tratos aprovou, nesta terça-feira (8), a convocação do ex-técnico da seleção brasileira de ginástica Fernando de Carvalho Lopes. Ele é acusado por atletas de ter praticado abuso sexual.
Leia também:
Ginastas denunciam abuso de ex-técnico da seleção
Canal de denúncias contra abusos será criado pelo COB
Clube afasta técnico após denúncias de abuso sexual
Ainda não há data definida para a audiência na CPI, que investiga crimes relacionados a maus-tratos sofridos por crianças e adolescentes. Por se tratar de uma convocação, Lopes é obrigado a comparecer.
O autor do requerimento, senador Magno Malta (PR-ES), que é presidente do colegiado, justificou que a convocação é necessária para contribuir com a investigação e o esclarecimento de recentes notícias que "informam diversos casos de abuso sexual de meninos cometidos pelo ex-técnico".
Reportagem veiculada no Fantástico, da TV Globo, no domingo (29), trouxe relatos de ginastas e ex-ginastas que acusaram Lopes. Mais de 40 pessoas disseram ter sido vítimas de abuso físico, moral ou sexual pelo ex-treinador.
Lopes já enfrentava na Justiça uma acusação feita em 2016, pelos pais de um menor de idade que havia trabalhado com ele no Clube Mesc. Ele nega todas as acusações.
A menos de um mês da Olimpíada do Rio, em 2016, a CBG (Confederação Brasileira de Ginástica) havia desligado o técnico, então treinador do ginasta Diego Hypolito na seleção brasileira masculina de ginástica artística.
Veja também

Luan analisa diferenças entre trabalho de Leston e Martelotte
