Croácia dispensa observador técnico por gesto anti-Rússia

O observador técnico da Croácia Ognjen Vukojevic e o zagueiro Vida gravaram vídeo polêmico após partida das quartas de final

Ognjen Vukojevic gravou vídeo polêmico que causou revolta do povo Russo Ognjen Vukojevic gravou vídeo polêmico que causou revolta do povo Russo  - Foto: Reprodução/Twitter

A HNS (Associação Croata de Futebol, na sigla em croata) anunciou, nesta segunda-feira (9), que Ognjen Vukojevic, ex-jogador e observador técnico da Croácia, foi dispensado e não estará mais com a delegação na Copa do Mundo da Rússia depois de gravar um vídeo polêmico após a vitória contra a Rússia, nas quartas de final da Copa do Mundo, no último sábado (7).

Nas imagens, ele aparece ao lado do zagueiro Domagoj Vida, e os dois cantam "Glória à Ucrânia". A frase foi adotada por nacionalistas ucranianos anti-Rússia. O gesto tem um peso político enorme em um contexto de conflito entre Rússia e Ucrânia e despertou revolta de russos nas redes sociais.

"A Associação Croata de Futebol se desculpa com o povo russo por como procedeu um membro do staff da seleção nacional", diz a entidade.

Além disso, a HNS também publicou que "Vukojevic e Vida também pedem desculpas pelas declarações que, na intenção deles, não tinham conotações políticas, mas deixaram espaço para tais interpretações".

Depois, o próprio Vukojevic falou sobre a saída dele. "Eu entendo e respeito a decisão. Eu nunca quis ser um peso para o time, especialmente antes de um jogo tão monumental quanto uma semifinal de Copa do Mundo, quando o que mais a equipe precisa é de uma atmosfera de paz", disse em carta publicada no site da HNS.

"Minhas declarações realmente não tinham a intenção de ter conotação política, e minha única intenção era agradecer a meus amigos da Ucrânia pelo apoio deles, e ao meu clube, Dynamo de Kiev, por me deixarem participar da Copa do Mundo. Entretanto, eu entendo que minhas declarações poderiam ter sido interpretadas de forma diferente. Por isso, eu me desculpo com o povo russo se eles entenderam desta forma", acrescentou.

Veja também

Milan apresenta Mandžukić como reforço até o final da temporada
Futebol Internacional

Milan apresenta Mandžukić como reforço até o final da temporada

Milan vence Cagliari com dois gols de Ibra e reassume liderança isolada do Italiano
Futebol Internacional

Milan vence Cagliari com dois gols de Ibra e reassume liderança isolada do Italiano