Dal Pozzo aprova mudança para cinco substituições por jogo

Técnico acredita que medida pode ajudar na variação das opções táticas, preservando também o lado físico dos atletas

Gilmar Dal Pozzo, técnico do Náutico Gilmar Dal Pozzo, técnico do Náutico  - Foto: Léo Malafaia/Folha de Pernambuco

O técnico do Náutico, Gilmar Dal Pozzo, comemorou a mudança aprovada pela Fifa envolvendo o número de substituições em uma partida de futebol para o ano de 2020. Por conta da pandemia do novo coronavírus e dos efeitos causados no esporte, como a interrupção de campeonatos e treinamentos, a entidade decidiu ampliar de três para cinco as mudanças que podem ocorrer por partida. A medida temporária vale a partir do dia 1º de junho para os campeonatos com término no dia 31 de dezembro deste ano. A alteração também limita a três o número de paradas para que sejam feitas as alterações durante os 90 minutos.

"Isso vai contribuir muito. Os técnicos ficaram felizes com a decisão porque terão a possibilidade de fazer as cinco substituições e valorizar o plantel de jogadores. Poderemos fazer mudanças táticas com mais opções. Precisamos nos adaptar e aproveitar esse novo regulamento. Foi uma decisão por conta de sequência de jogos que teremos, dando chance de poupar mais os atletas, além dos cuidados com a questão física. Eles poderão jogar com mais intensidade porque poderemos colocar jogadores inteiros saindo do banco de reservas", apontou o técnico.

Ainda de acordo com Dal Pozzo, quando os campeonatos forem reiniciados, os clubes terão que se acostumar com outra novidade. Essa, porém, sem motivos de celebração. "Quando o futebol voltar, talvez a maior diferença será com relação ao torcedor, caso os jogos aconteçam sem a presença deles. Vamos sentir falta disso. Em relação à sequência de jogos, nós só poderemos nos posicionar quando tudo voltar. Existe um protocolo que todos os clubes devem seguir e talvez a gente estranhe, mas vamos seguir para a segurança de todos", explicou.

Leia também:
Dal Pozzo celebra volta de Thiago ao Náutico
Fifa autoriza cinco substituições por jogo até fim do ano
Daniel aprova cinco substituições: 'Vem para melhorar a qualidade do jogo'

Veja também

Espanha goleia Eslováquia e vai às oitavas da Eurocopa
Futebol

Espanha goleia Eslováquia e vai às oitavas da Eurocopa

André prega evolução em sequência como titular
Futebol

André prega evolução em sequência como titular