A-A+

De virada, City vence e fatura bi na Premier League

Comandados de Pep Guardiola venceram o Brighton por 4x1, neste domingo (12). Liverpool ficou com o vice

Manchester City faturou o bi consecutivo da Premier LeagueManchester City faturou o bi consecutivo da Premier League - Foto: Glyn Kirk/AFP

Pela primeira vez em sua história, o Manchester City se sagrou bicampeão inglês. Neste domingo (12), o clube venceu o Brighton por 4x1, de virada, fora de casa, e garantiu o título da Premier League. Uma campanha não tão brilhante quanto a da temporada passada, na qual somou 100 pontos, mas suficientemente melhor que a do Liverpool, que venceu o Wolverhampton por 2x0 e, mesmo com 97 pontos no campeonato, ficou com o vice, um ponto atrás do City.

Com essa pontuação, o time do técnico Jürgen Klopp seria campeão em 25 das 26 temporadas da Premier League, disputada desde 1992/1993. O que só valoriza a campanha da equipe de Manchester: 32 vitórias, dois empates e quatro derrotas. A conquista do Campeonato Inglês também amplia o domínio do técnico Pep Guardiola nas ligas nacionais da Europa. Desde que se tornou treinador, assumindo o comando do Barcelona B na temporada 2007/2008, o catalão venceu nove dos 11 campeonatos nacionais que disputou.

Pelo time B do clube espanhol, debutou levantando a taça da Terceira Divisão do país. A partir da temporada seguinte, já no profissional do Barcelona, empilhou três torneios seguidos, sendo interrompido somente pelo título do Real Madrid, com José Mourinho, em 2011/2012.

Entre a saída do Barcelona, em 2012, e a chegada ao Bayern de Munique (ALE), Guardiola passou um ano sabático em Nova York. Iniciado o trabalho com os alemães, engatou nova sequência de conquistas nacionais. Foram três Bundesligas entre 2013 e 2016 antes de se despedir do clube bávaro.

A segunda liga da carreira que Pep Guardiola disputou e não ganhou foi justamente em sua primeira temporada com o Manchester City (2016/2017). O técnico assistiu ao Chelsea de Antonio Conte conquistar a Premier League. Sem o tão ansiado título inglês, a diretoria fez forte investimento em atletas que se mostrariam importantes para o bicampeonato. Só no trio Kyle Walker, Bernardo Silva e Ederson, peças imprescindíveis no grupo comandado pelo treinador, o clube desembolsou há dois anos cerca de 157 milhões de libras (aproximadamente R$ 807 milhões em valores atuais). Autores de dois gols da equipe diante do Brighton, o zagueiro francês Aymeric Laporte e o atacante argelino Riyad Mahrez chegaram ao City em 2018 em um valor somado de 135 milhões de euros (R$ 600 milhões).

Neste domingo, a confirmação da conquista da Premier League veio após susto inicial. Sadio Mané já havia aberto o placar para o Liverpool sobre o Wolverhampton quando o centroavante Glenn Murray colocou o Brighton na frente no Amex Stadium. A combinação de resultados dava ao time de Jürgen Klopp o título. Mas o susto durou pouco. Apenas 83 segundos depois de sofrer o gol, o argentino Kun Agüero, maior artilheiro da história do Manchester City e autor de 21 gols nesta Premier League, deixou tudo igual.

Ainda no primeiro tempo, Laporte subiu sozinho de cabeça em cobrança de escanteio e virou a partida. Na etapa final, Mahrez, com um golaço de fora da área, e Gundogan, em grande cobrança de falta, definiram a vitória do bicampeonato. O Manchester City, que já é campeão da Copa da Liga, ainda pode faturar a a Copa da Inglaterra nesta temporada. Na decisão do torneio, o time enfrentará o Watford, no próximo sábado (18), em Wembley. Chance para a conquista de uma tríplice coroa local.

Veja também

Última partida do Santa Cruz pela Série C será disputada na Arena de Pernambuco
FUTEBOL

Última partida do Santa Cruz pela Série C será disputada na Arena de Pernambuco

Em duelo de leões, Sport possui invencibilidade como mandante diante do Fortaleza
Sport

Em duelo de leões, Sport possui invencibilidade como mandante diante do Fortaleza