Dedicação de Tiago Machowski é exemplo para o elenco

Goleiro encarou dieta restritiva e intensificou os exercícios para perder peso e vem mostrando qualidade no gol

Goleiro do Santa Cruz, Tiago MachowskiGoleiro do Santa Cruz, Tiago Machowski - Foto: Rodrigo Baltar/Santa Cruz

Tiago Machowski chegou ao Arruda cercado de desconfiança por estar visivelmente acima do peso. Em nenhum momento abalou-se com as críticas da torcida, que, inclusive, serviram de estímulo. Com seriedade e esforço redobrado no dia a dia, o goleiro virou exemplo para o elenco do Santa Cruz.  Aos poucos, ele tem ganhado confiança e hoje é titular absoluto da equipe devido às atuações de destaque. Foi o “salvador da pátria” em pelo menos três partidas das sete disputadas até o momento.

Os comentários nos bastidores sobre o camisa 1 chamam atenção. As palavras superação e dedicação definem a luta do profissional para entrar em forma. Além da carga mais pesada e diferenciada de treinos, foi preciso fechar a boca para perder peso. Quando aparece na concentração na hora das refeições, segue à risca a dieta e mostra disciplina.

Durante a pré-temporada, muito sofrimento na rotina de trabalho, mas ao mesmo tempo empenho para suportar alguns treinamentos com bolhas no pé. Após dias angustiantes por conta do incômodo, acabou recompensado com elogios do treinador Júnior Rocha, do elenco, da comissão técnica e até dos torcedores.

Sempre defendido pelo técnico, Tiago Machowski nunca escondeu que tem problemas com a balança. E não é de hoje. Ele já havia revelado que sempre foi assim, desde criança. Para aprimorar a condição física, precisou até ser sacado do time titular na partida contra o América/PE, pelo Estadual. Na ocasião, o reserva Ricardo Ernesto assumiu o posto.

Preparador de goleiros tricolor, João Lacerda é um dos responsáveis pela cartilha específica de treinos do seu comandado, que tem sido acompanhado rigorosamente por nutricionista e pelo departamento físico. “Quando ele chegou aqui, o clube deu um suporte grande para o atleta. Sempre procuro respeitar a carga de trabalhos, mas, às vezes, ajudo ele até nas folgas. Sofreu também alguns problemas pelo excesso de treinamentos. Tiago (Machowski) é um profissional extremamente centrado. Tudo isso mostra o perfil de jogadores que a gente buscou”, contou.

O Santa é o segundo clube da carreira do arqueiro formado na escola gaúcha. Revelado no Grêmio, o atleta de 24 anos teve seu melhor desempenho em Porto Alegre no ano de 2015, quando disputou 16 partidas no profissional. Na temporada anterior, jogou quatro partidas pelo time de cima. Após ganhar destaque nas divisões inferiores, subiu para o grupo principal em 2014. Na pré-temporada de 2017, o clube coral sondou o goleiro, mas as negociações não avançaram na ocasião.

Veja também

Erick renova com o Náutico até junho de 2021
Futebol

Erick renova com o Náutico até junho de 2021

FPF explica situação de fase final na Arena de Pernambuco
Futebol

FPF explica situação de fase final na Arena de Pernambuco