Santa Cruz

Integrado para ‘período’ no profissional, Léo Gaúcho avisa: ‘Vontade nunca vai faltar’

Apesar de anunciado no time de cima, dirigente diz que Gaúcho ainda pertence ao sub-23 e passará um período no profissional até a recuperação de atletas do DM com possibilidade de ser efetivado

Léo Gáucho, centroavante do Santa CruzLéo Gáucho, centroavante do Santa Cruz - Foto: Rafael Melo/SCFC

De volta ao Recife depois do longo período de quarentena em Lajeado, sua cidade natal, no Rio Grande do Sul, Léo Gaúcho recebeu a oportunidade que tanto aguardava desde o início da temporada: fazer parte do time profissional, mesmo que, a princípio, temporariamente. Aos 19 anos, o centroavante vai passar um período treinando com a equipe principal e à disposição de Marcelo Martelotte para ser acionado nos jogos. Caso seja bem avaliado, o atacante pode ser efetivado no time coral. 

Na espreita pela oportunidade desde o início da temporada, o atleta comemorou a decisão do departamento de futebol do clube. “Estou muito feliz, eu trabalhei para ter essa oportunidade. Ganhei com méritos e agora é aproveitar e dar muita alegria”, exclamou, acrescentado o que a torcida coral pode esperar de seu futebol dentro de campo.
 

“Só coisas boas, muita evolução. Aprendi bastante, vontade que nunca vai faltar, jogar com raça, determinação”. Adjetivos que começaram a ser observados no ano passado, quando disputou cinco jogos pelo Campeonato Pernambucano e três pela Copa do Nordeste, ambas as competições pelo sub-20. Na ocasião, o centroavante não marcou gol. Diferente deste ano, quando em cinco oportunidades na Copa São Paulo, balançou as redes três vezes. 

Tendo entre alguns de seus pontos fortes a imposição na disputa de bola e boa mobilidade na frente, o atacante descreveu como gosta de atuar dentro de suas características. “Sou rápido, finalizo bem com as duas pernas, tenho uma estatura boa. Gosto de me movimentar bastante também dentro da área, para quando vir a oportunidade poder matar”. 

Na segunda quinzena de agosto, Léo Gaúcho teve seu vínculo estendido com o Santa Cruz por três anos. 

Período de treinos

Remendado por conta das lesões, o Santa Cruz tem observado as possibilidades dentro do clube para minimizar as ausências no time. Ao todo, seis atletas estão em tratamento do departamento médico, cenário que para Marcelo Martelotte já virou carta repetida desde seu desembarque no Arruda. 

Por essa condição, a alternativa encontrada pelo departamento de futebol foi juntar o útil ao agradável. E é sob a perspectiva de encorpar o time em meio aos desfalques, que Léo Gaúcho passa temporariamente a integrar o elenco principal. Consultado pela reportagem, foi o que explicou o executivo de futebol tricolor, Nei Pandolfo.

“Ele veio passar um período com a gente até nós termos a recuperação dos outros atletas, que estão no DM. Ele veio para completar os treinamentos e, se necessário, ir a jogo também, fica à disposição do Marcelo (Martelotte). Mas o atleta pertence ao 23 de início, a não ser que ele tenha um rendimento muito grande e aí permaneça. Vai depender muito mais do atleta esse rendimento possível nos treinamentos”, explicou. 

Segundo o diretor remunerado, a ideia é que o atleta dispute o Campeonato Brasileiro de Aspirantes, com início no dia 18 de outubro, tendo sido esse o principal motivo de seu retorno à Capital Pernambucana neste mês. “O acerto com ele e o retorno desse grupo (sub-23) foi justamente para o Campeonato sub-23 (Brasileiro de Aspirantes)”.

“A ideia de fazer os treinos com o sub-23 é até para a gente ir identificando os atletas que possam num futuro próximo integrar o nosso elenco. Observando eles constantemente nos treinamentos e um período participando também com o elenco todo”, encerrou. 

Antes de ser anunciado nas redes sociais do clube como novo integrante do time principal, profissionais e juniores fizeram um jogo-treino no Arruda. O sub-23 foi derrotado por 2 a 1, mas Léo Gaúcho deixou a marca dele, sendo o autor do gol que minimizou o placar.

Veja também

APA fatura 21 medalhas no Open Internacional de atletismo paralímpico
Atletismo

APA fatura 21 medalhas no Open Internacional de atletismo paralímpico

Nadia Comaneci se derrete por Rebeca e prevê emoção em disputa com Biles nos Jogos de Paris
Jogos Olímpicos de Paris

Nadia Comaneci se derrete por Rebeca e prevê emoção em disputa com Biles nos Jogos de Paris

Newsletter