Coronavírus

Deputado estadual apresenta projeto para liberação de público em eventos esportivos realizados em PE

Caso seja avaliado ao longo da semana, o projeto pode afetar o clássico entre Náutico e Sport, que acontecerá no próximo domingo (23)

AflitosAflitos - Foto: Caio Falcão/CNC/Divulgação

O deputado estadual Romero Albuquerque (PP) protocolou, na última sexta-feira (14), um projeto de lei ordinária para liberar a presença de torcedores em eventos esportivos em Pernambuco. Caso a matéria seja avaliada ao longo desta semana, a segunda partida da final do Campeonato Pernambucano, entre Náutico e Sport, poderia ser afetada por uma possível aprovação do projeto. O Clássico dos Clássicos será disputado nos Aflitos no próximo domingo (23). 

Na redação do projeto de lei 2209/2021, Romero Albuquerque prevê a liberação de até 1/5 (20%) da capacidade total do local onde o evento será realizado. Entre as medidas protetivas para os estádios, clubes e ginásios esportivos estão o "controle de acesso às dependências dos ambientes de uso coletivo", a disponibilização de EPIs para funcionários e de produtos de limpeza (incluindo álcool 70%) para o público. A proposta também prevê um distanciamento mínimo de 2,0 m entre as pessoas nos locais dos eventos e a exigência de resultados negativos em testes de Covid-19; a testagem seria realizada até 72 horas antes do evento. 



Na justificativa do projeto, o deputado afirmou que "a medida é também uma forma de apoio à indústria esportiva, em especial, à indústria do futebol". "O retorno do futebol em si não resolve completamente os problemas de faturamento dos clubes. Sem público, os valores antes recebidos com bilheteria, por exemplo, não podem ser recuperados.  Os impactos da pandemia no futebol brasileiro só não são maiores em razão de patrocínios e cotas de TV, mas nem todos os clubes têm acessos a este privilégio, sendo necessário que se conceda a dirigentes, jogador e demais colaboradores uma chance de respirar, já que contas e compromissos com os quais os clubes devem arcar permanecem estáveis", diz a redação do projeto. 

Até o momento, o projeto não foi inserido na ordem do dia da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe) e, portanto, não chegou a ser avaliado. 

Covid-19 em Pernambuco
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), Pernambuco soma um total de 446.093 registros de casos de infecções pelo Sars-CoV-2. No último boletim, divulgado pela SES-PE nesta terça-feira (18), 3.029 novos casos foram registrados, sendo 107 referentes a pacientes com quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). 

Na rede pública, 1.678 vagas em leitos de  leitos de terapia intensiva (UTI) estão disponíveis, número que resulta em uma taxa de 97% de ocupação. Já as unidades privadas reúnem 370 leitos desse tipo dedicados a pacientes com quadros da Covid-19, estando 89% deles preenchidos. 

Veja também

Náutico está próximo de rescindir contrato com o atacante Ray Vanegas
Futebol

Náutico está próximo de rescindir contrato com o atacante Ray Vanegas

"Agora somos ex": Souza, hoje no América-RN, posta música com indireta para o Náutico
Futebol

"Agora somos ex": Souza, hoje no América-RN, posta música com indireta para o Náutico

Newsletter