Desempenho do Náutico em casa preocupa na Série C

Timbu, atual sétimo colocado do Grupo A, com 12 pontos, só venceu um jogo dos quatro que fez em seus domínios

Torcida do Náutico nos AflitosTorcida do Náutico nos Aflitos - Foto: Léo Lemos/Náutico

Historicamente, o Náutico sempre soube aproveitar a força dos Aflitos para conseguir um aproveitamento alto nos jogos como mandante. Neste ano, por exemplo, o Timbu chegou a ficar 10 jogos sem perder no estádio. Em 2018, foram 15 partidas de invencibilidade. Um desempenho que tem feito falta na Série C. Nos quatro compromissos em casa que teve na competição, o time venceu apenas um, por 4x2, diante do Imperatriz/MA. Nos três seguintes, porém, os alvirrubros decepcionaram. Derrota por 1x0 para o Ferroviário e empates por 2x2 (Globo/RN) e 1x1 (ABC), sendo esse mais recente no último sábado, na abertura do segundo turno do Grupo A. Aproveitamento de apenas 41,6%. Cenário ruim que não se repetia há quase dois anos.

A última vez que o Náutico ficou três jogos sem vencer como mandante em uma mesma competição foi na Série B 2017. Na época, vale salientar, o Timbu mandava seus confrontos na Arena de Pernambuco. Os tropeços foram todos no mês de novembro, com derrotas por 3x1 para o Paysandu e por 2x1 para Londrina e Vila Nova. Retrospecto que serve como uma das explicações para entender o que provocou o rebaixamento do clube.

Dos três jogos sem vitórias em casa na Série C deste ano, dois foram com o técnico Gilmar Dal Pozzo no banco de reservas. Justamente os empates. O treinador só venceu nos Aflitos uma partida, mas foi pela pré-Copa do Nordeste 2020, por 2x0, perante o Campinense, em maio. Contra o ABC, no último fim de semana, os atletas foram vaiados e alguns torcedores foram até a porta do vestiário protestar por conta da queda de rendimento.

"O torcedor está chateado, mas nós também estamos. Precisamos voltar a vencer nos Aflitos. Confio na capacidade do time para conseguirmos isso", disse o treinador. O Náutico volta aos Aflitos já na quarta (3), contra o Botafogo/PB, em partida atrasada pela oitava rodada - o duelo diante do paraibanos estava marcado para acontecer dia 17 de julho, mas foi adiado devido as fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana do Recife (RMR) no período. O Timbu é o sétimo colocado da chave, com 12 pontos.

Retorno

Para o jogo contra o Botafogo/PB, o Náutico terá o retorno do zagueiro Camutanga, que cumpriu suspensão automática na rodada passada. Com isso, Rafael Ribeiro fica no banco de reservas. Contratados recentemente pelo clube, os atacantes Álvaro e Jefferson Nem podem ficar à disposição de Dal Pozzo.

Leia também:
Dal Pozzo diz que Náutico merecia ter vencido
Thiago Silva chama Messi de maior da história

Veja também

Dinamarquês Eriksen está consciente após cair desacordado em jogo da Eurocopa
Esportes

Dinamarquês Eriksen está consciente após cair desacordado em jogo da Eurocopa

Jogo entre Dinamarca e Finlândia é interrompido após o meia Christian Eriksen desmaiar em campo
Esportes

Jogo entre Dinamarca e Finlândia é interrompido após o meia Christian Eriksen desmaiar em campo