Esportes

Desporto universitário inicia maratona

Jogos Universitários de Pernambuco dão largada para sequência de competições na reta final da temporada

Fortalecido, JUPs apresentou detalhes da segunda faseFortalecido, JUPs apresentou detalhes da segunda fase - Foto: Paullo Allmeida

Os atletas universitários do Estado estão na reta final de preparação para uma maratona de competições neste último trimestre de 2018. Neste sábado, tem início a segunda fase dos 66º Jogos Universitários de Pernambuco (JUPs), que se estende até a primeira quinzena de dezembro. Já entre os dias 4 e 11 de novembro, os campeões da primeira fase competirão nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), em Maringá, no Paraná.

Leia também:
JUBs 2017 terão competição de League of Legends

Depois de alguns anos em dificuldades, o JUPs ganhou força neste ano após a parceria com a empresa pernambucana Magnum Tires, através de projeto aprovado pela Federação Acadêmica Pernambucana de Esportes (Fape) na Lei de Incentivo ao Esporte de Pernambuco. O aporte de R$ 99 mil para a edição de 2018 ajudou a reerguer o evento, que conta com mais de 10 instituições de ensino superior do Estado, entre Capital e Interior.

Até o ano passado, os campeões da segunda fase do JUPs se classificavam para a Liga do Desporto Universitário (LDU), realizado pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) em parceria com a federação da sede escolhida. Neste ano, devido à recente extinção da Liga, a segunda fase dos Jogos servirá somente para definir os campeões do Estado. A mudança a nível nacional deve promover alterações no formato do JUPs a partir de 2019. Os atletas disputarão o título pernambucano em dez modalidades coletivas e nove individuais, além dos E-sports (Fifa e League of Legends). Destaque para o judô, com 58 inscritos de 11 universidades diferentes, incluindo competidores de Petrolina, Caruaru e Garanhuns. Nas modalidades coletivas, se os campeões da segunda fase foram os mesmos da primeira, se sagarão campeões gerais automaticamente. Caso sejam equipes diferentes, haverá um jogo desempate.

JUBs
Os Jogos Universitários Brasileiros também sofreram mudanças. Com a inserção das Conferências Regionais das Quadras (para as modalidades coletivas), a disputa final ficou mais enxuta, uma vez que só os três melhores de cada região seguem para a definição nacional. Pernambuco estará representado no JUBs 2018 pelos campeões da primeira fase do JUPs. Na delegação, destaque para os times de vôlei e basquete femininos e o futsal masculino da Uninassau, sempre presentes nos pódios nacionais, além do handebol feminino da Universo, do judoca Gabriel Pinheiro (Faculdade Boa Viagem) e da equipe de League of Legendes da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Seguindo uma tendência mundial, o JUBs adotou os E-sports desde o ano passado, tendo os pernambucanos como primeiros campeões. “No ano passado não existia tanta responsabilidade. Agora as equipes nos respeitam mais, vamos defender o título e isso gera mais pressão”, disse o atleta Luiz Gustavo Cândido. “Estamos confiantes em estar no pódio novamente, mas não podemos cravar título porque vai ser muito equilibrado. Nós evoluímos, mas todos cresceram muito”, completou ele, citando os adversários de Sergipe, atuais vice-campeões, Rio de Janeiro e São Paulo como os mais perigosos. Outras modalidades nas quais Pernambuco está classificado são atletismo, natação, vôlei de praia e paratletismo, que estreou no JUBs também no ano passado e o Estado terá representantes pela primeira vez em 2018.

Veja também

Náutico está próximo de rescindir contrato com o atacante Ray Vanegas
Futebol

Náutico está próximo de rescindir contrato com o atacante Ray Vanegas

"Agora somos ex": Souza, hoje no América-RN, posta música com indireta para o Náutico
Futebol

"Agora somos ex": Souza, hoje no América-RN, posta música com indireta para o Náutico

Newsletter