Automobilismo

Destaque do kart, pernambucano de 15 anos planeja chegar na Fórmula 1 em quatro anos

Rafael Câmara é bicampeão brasileiro de kart, vice-campeão mundial e vem conseguindo resultados expressivos em temporada na Europa

Rafael Câmara foi destaque na abertura da WSK Champions Cup, vencendo a etapa de AdriaRafael Câmara foi destaque na abertura da WSK Champions Cup, vencendo a etapa de Adria - Foto: Manuela Nicoletti/Ferrari Promo

Com apenas 15 anos, o piloto pernambucano Rafael Câmara já é um nome que pede passagem, visando o cenário do automobilismo mundial. Com currículo relevante conquistado no kart nos últimos anos, Rafael já disputa torneios na Europa e tem um plano muito certo em mente: chegar à Fórmula 1 em quatro anos.

O bicampeonato brasileiro na categoria OK CIK e o vice-campeonato mundial na categoria OK Jr carimbam em Rafael a pecha de prodígio do automobilismo nacional. Em entrevista à Folha de Pernambuco, Rafael contou um pouco sobre sua trajetória e as pretensões na carreira de piloto, além de analisar o cenário do kart no país. 

Natural do Recife, do bairro de Boa Viagem, o hoje adolescente Rafael Câmara tem a ligação com o automobilismo desde criança, já que começou sua carreira no kart aos seis anos, influenciado pelo irmão. Após alguns anos entre São Paulo e Estados Unidos, Rafael passou a figurar nos circuitos europeus e agora reside na Itália, palco das principais corridas de kart da Europa, onde disputa atualmente a WSK Champions Cup.

"Nos primeiros anos foi um pouco complicado, mas nesse ano começamos muito bem, com bons resultados. Mas sinto falta do Recife, da praia, do calorzinho bom", afirmou Rafael. 

O piloto pernambucano também destacou a dificuldade de produzir pilotos para as principais categorias, que estão na Europa. Para ele, a questão financeira impede muitos talentos de chegarem à níveis mais avançados.

"No Brasil tem muitos bons pilotos, mas o grande problema é que o esporte é muito caro. Fica inviável vir para cá, por exemplo, tem muita gente que não consegue", afirmou. 

Os bons resultados de Câmara na Europa já o colocam como candidato a figurar nas categorias de desenvolvimento para a Fórmula 1. No entanto, a principal categoria do automobilismo não é o único caminho que agrada ao pernambucano. 

"Se der tudo certo, a meta é fazer apenas um ano em cada categoria. Fazer um ano de Fórmula 4, ganhar e seguir assim nas categorias seguintes até chegar na F1, em quatro anos. A meta é a Fórmula 1, mas gosto muito também da Fórmula E", destacou. 

Para Rafael, há pouca diferença entre o kart no Brasil e na Europa, com nível de competitividade alto nos dois cenários. Rafael lembrou do início na Europa e como usou o primeiro ano como aprendizado para evoluir na categoria e conquistar resultados expressivos. 

"O nível é bem parecido. Tem muitos pilotos brigando por um décimo, dois décimos, bem próximo. Foi muito bom no começo, porque quando você anda mais no meio, aprende bastante. Por exemplo, numa situação em que você está disputando, com um 'bolo' atrás de você e faz alguma coisa errada, acaba perdendo muitas posições. Com isso, se ganha experiência. Nesse ano está dando tudo certo", explica o jovem piloto. 

Câmara também aproveitou para deixar os palpites para a temporada 2021 da Fórmula 1, que começa no final deste mês de março e crê em mais um ano de dominação da Mercedes, sob a batuta de Lewis Hamilton. 

"Acho que a Fórmula 1 nesse ano vai ser muito parecida com 2020, com a Mercedes dominando, seguida da Red Bull, talvez uma melhora da Ferrari e a Mclaren surpreendendo", concluiu.

Na temporada 2021, o pernambucano venceu a etapa de Adria do WSK Champions Cup, na Itália, na categoria OK, já com o macacão da Kart Republic (KR), considerada uma das maiores equipes do kartismo mundial. Na mesma categoria também correm os brasileiros Emerson Fittipaldi Jr, Matheus Morgatto e Ricardo Gracia. Câmara agora se prepara para a disputa no circuito de La Conca. 

 

Veja também

Posse de chapa reeleita, no Sport, acontece de forma virtual, nesta terça-feira (20)
Sport

Posse de chapa reeleita, no Sport, acontece de forma virtual, nesta terça-feira (20)

Náutico divulga uniformes finalistas de concurso entre alvirrubros; confira
Náutico

Náutico divulga uniformes finalistas de concurso entre alvirrubros; confira