Futebol

Dia Divino: Sport completa 117 anos nesta sexta-feira (13)

O Leão do Norte possui três títulos nacionais e a hegemonia do Campeonato Estadual

Ilha do Retiro lotada pelos torcedores do SportIlha do Retiro lotada pelos torcedores do Sport - Foto: Anderson Stevens/Sport Club do Recife

O Sport completa 117 anos de existência nesta sexta-feira (13). O “Dia Divino”, como é cantado no hino, marca o aniversário de um dos maiores clubes do Nordeste. O Rubro-negro tem a hegemonia de títulos estaduais, o Campeonato Brasileiro de 1987 e é único time da região campeão da Copa do Brasil (2008).

Marca indissociável do clube nos dias atuais, o Sport só veio a incorporar o Leão como mascote após a excursão feita ao Pará em 1919. O time pernambucano disputou cinco amistosos na ocasião. Em uma partida contra um combinado do Remo-Paysandu, o Sport venceu por 2 a 1 e conquistou o troféu Leão do Norte. Desde então, o leão se faz presente no escudo do clube.

Nesses 117 anos de história, o Sport tem algumas conquistas marcantes. O clube é o maior campeão do Campeonato Pernambucano com 42 títulos e conquistou três Copas do Nordeste. No âmbito nacional, o Leão tem o título do Brasileiro de 1987 conquistado contra o Guarani e que envolve uma polêmica com o Flamengo, e a Copa do Brasil de 2008 vencida contra o Corinthians após grande campanha.

Atualmente na Série B, o Sport tem um bom histórico na competição. Em 1990, o Leão foi campeão da competição. Desde o início dos pontos corridos, o Rubro-Negro tem alguns acessos importantes. O mais marcante foi em 2011, quando Bruno Mineiro fez o gol da vitória contra o Vila Nova num gramado totalmente encharcado. 

Para celebrar a data, a diretoria do Sport divulgou uma programação de eventos que irão acontecer na Ilha do Retiro, a partir das 16h. A principal atração é o Cine Ilha que irá transmitir a partida contra a Chapecoense. O evento começa às 20h30 e terá capacidade para 1500 pessoas, e será gratuito para os sócios. Não-sócios devem pagar R$ 25,00 reais. 

Veja também

Prodígio da natação supera leucemia e vai representar Japão na Olimpíada, anuncia federação
Superação

Prodígio da natação supera leucemia e vai representar Japão na Olimpíada, anuncia federação

Daniel Alves é alvo de xingamentos ao deixar tribunal de Barcelona: 'É um estuprador'
Daniel Alves

Daniel Alves é alvo de xingamentos ao deixar tribunal de Barcelona: 'É um estuprador'

Newsletter